Alimentação saudável e natural para gestantes

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

 

 
 
Há algum tempo ando ensaiando para escrever este post para as gravidinhas. Qual a alimentação saudável para elas? O que devem ou não comer?
 
Fui então dar uma pesquisada com algumas amigas especialistas no assunto e reuni algumas dicas que podem ser úteis. Confira!
 
 
Enjôo? O limão é um santo remédio. Pode ser um picolé de limão, uma limonada ou água gelada com gotinhas de limão. Gelados com sabor cítrico são ótimos para melhorar enjôo. Aliás, o limão deve estar sempre presente, pois além da Vitamina C ajuda a digestão. Limão é ótimo para temperar saladas verdes e de preferência cruas que devem ser consumidas em grandes quantidades e mais do que nunca orgânicas, não dá para aceitar agrotóxicos para o nosso bebezinho.
 
Não fique muito tempo sem se alimentar: quando for se ausentar de casa por períodos mais prolongados, carregue biscoitos caseiros, frutas (banana, maçã ou pêra, por exemplo) ou barrinhas de cereais.
 
 
Evite: bebidas cafeinadas, adoçantes artificiais e doces. Não tome bebida alcoólica.
 
Sal: em excesso provoca inchaço e pressão alta. Abuse dos temperos naturais como cebola, salsinha e ervas variadas – sálvia, manjericão, hortelã e orégano dão um sabor bem especial aos alimentos.
 
Esqueça: frituras, embutidos e enlatados. Prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos.
 
Azeite extra virgem ou óleo de girassol: nunca margarina, que é um aglomerado de aditivos químicos. A manteiga pode ser consumida em pequenas quantidades.
 
Prefira: frutas, legumes e verduras no lugar de produtos industrializados. Fuja dos corantes e conservantes.
 
Saboreie os alimentos: coma devagar em pequenas quantidades, sem pressa, curta o momento, você está alimentando seu bebezinho também.
 
Água e sucos naturais à vontade: Temos muitas opções de sucos orgânicos no Supermercado, caso não possa fazer seu suco na hora. Iogurte caseiro é excelente, batido com frutas então fica uma delícia e alimenta. Água de coco natural também é uma boa pedida, nada de caixinhas.
 
Intestino: Para melhorar seu funcionamento, abuse dos cereais integrais orgânicos, verduras orgânicas cruas, mamão, laranja com bagaço, ameixas pretas secas (coloque em um vidro com água filtrada, deixe na geladeira e beba essa água todas as manhãs).
 
Grãos: Deixe os grãos para a hora do almoço, à noite eles são um pouco indigestos.
 
Energia saudável: Cereais integrais orgânicos (arroz, trigo, aveia, centeio, milho) os tubérculos (batatas) e raízes (aipim, inhame, cará) são poderosas fontes de energia. Os cereais integrais orgânicos, além de energia, são ricos em minerais e vitaminas B1, B2 e E.
 
 
Nadia Cozzi é consultora de alimentação consciente e desenvolvimento pessoal. Pesquisa desde 1994 a Agricultura livre de agrotóxicos e o ato de se alimentar e a consciência de quanto ele interfere na saúde física, emocional e mental do ser humano e os efeitos da produção de alimentos para o meio ambiente. 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário