Remixamos o Design de Experiências e a Inovação Pedagógica para ressignificar e promover mudanças de atitude exponenciais.
As alterações nos modos de viver e de experienciar, somadas aos contínuos desafios e oportunidades apresentados pela contemporaneidade, trouxeram na última década inúmeras novidades e articulações entre os campos da Sustentabilidade, Ciência, Arte, Cultura, Educação e Inovação.
Entre elas está o Design de Experiências que, quando somado com os conceitos de cidadania planetária, e em conexão com a Inovação Pedagógica, se torna um poderoso elemento na consolidação de novos percursos inventivos de conscientização e mudança de atitudes.
Isso acontece porque o Design de Experiências foca na consolidação de jornadas criativas de aprendizagem, experimentação e ressignificação, que estão articuladas com políticas públicas nacionais e com tendências internacionais, promovendo a imersão, a inspiração e o engajamento através de experiências físicas ou digitais que se apropriam do tripé interatividade, sensorialidade e emocionalidade.
No Green Nation, as experiências possibilitam colocar o visitante no centro de situações complexas ou que demandam ressignificação, nas quais a tomada de consciência e de decisões é fundamental para a mudança de atitudes. Estas experiências geram uma resposta emocional forte, motivando os indivíduos a se engajar mais ativamente em práticas sustentáveis e mudanças de comportamento.
Há ainda o impacto da concretude das experiências através da possibilidade de vivenciar de forma real situações que seriam apenas exemplificadas. Ao experienciar, mesmo que de forma simulada, as consequências de desastres ou impactos negativos, os visitantes podem desenvolver uma maior empatia e senso de urgência para agir.