Eleições sustentáveis

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Promover uma campanha eleitoral sustentável. Essa é a proposta da dica, que tem como objetivo reduzir as emissões de gases do efeito estufa e incentivar campanhas de baixo custo. Confira algumas ideias!

Bicicletas podem substituir carros de som
Por um processo eleitoral mais limpo e sustentável, que tal uma bicicletada? Certamente a quantidade de gases poluentes emitidos na atmosfera será reduzida e o transporte é muito mais econômico. Som alto também não é nada sustentável. Barulho em excesso é sinal de desrespeito à privacidade alheia. Lembre-se disso.

Panfletos com papel semente ou reciclado
Os panfletos eleitorais geralmente deixam as cidades mais sujas, sem contar com a quantidade utilizada de papeis e tintas para a criação das campanhas. Uma alternativa a essa problemática é fazer panfletos a base de papel semente. Dessa forma é possível incentivar que as pessoas plantem o papel e adotem uma cultura verde em seu bairro.

Outra sugestão é usar e abusar das mídias digitais que não poluem e oferecem inúmeras opções de promover o candidato e incentivar a interação dele com o público.

Evite a poluição visual
Períodos de campanhas eleitorais são famosos sobre o quesito poluição visual. Isso acontece devido a quantidade desenfreada de papéis distribuidos pela cidade, o que acumula lixo e entope boeiros. Uma forma de evitar a aglomeração de resíduos na cidade é aceitar apenas os panfletos úteis para sua votação. E lembre-se: propaganda eleitoral em outdoor é proibido pela Justiça Eleitoral. Veja o site do Tribunal Superior Eleitoral.

Objetos de divulgação

Junte grupos de colaboradores em um local coberto e peça que cada um leve uma caixa grande de papelão. Os objetos podem servir como utensílios de campanha, como placas e carrinhos (leves e fáceis de serem manuseados e com durabilidade). As tampas podem virar placas. Cada um pinta a sua e leva para colocar em casa ou em casas de amigos. Cada caixa pode gerar 8 placas. Pedaços das tampas podem virar suportes de máscaras, que são feitas aumentando-se uma foto 3 x 4 em máquina de Xerox até o tamanho do rosto.

Já as camisetas podem ser feitas com garrafas PET ou fibras de bambu, destacando a importância de se preservar as nossas florestas.

Reuniões com colaboradores em residências
Esses encontros são importantes, pois a troca de ideais faz o candidato refletir sobre as questões do bairro e da cidade, além de aproxima as pessoas. Mas para que a reunião ocorra plenamente é necessário que todos estejam sóbrios. Por isso, evite bebidas alcoólicas em reuniões.

Escolha do candidato
Procure os engajados com as causas ambientais. É impossível sustentar uma cidade sem projetos que promovam a preservação ambiental. Conheça a plataforma ambiental que a SOS Mata Atlântica elaborou, onde há uma lista de candidatos que já se comprometeram com este ramo.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário