Caminhos para a Mobilidade Urbana

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A mobilidade urbana ganhou, ao longo dos últimos anos, papel fundamental na consolidação de cidades justas e sustentáveis. Muita gente, porém ainda têm dúvidas do que isso representa. Seria apenas garantir o maior número possível de ciclovias? Estaríamos falando de potencializar o transporte coletivo? Ou são ações legais para o menor uso de carros?

De fato, o conceito de mobilidade urbana pressupõe o desenvolvimento de políticas e atitudes de transporte e circulação para garantir o acesso facilitado e democrático ao espaço urbano, dando prioridade aos modelos de transporte coletivo e aqueles que não são motorizados, não usam combustíveis fósseis e tem baixa pegada ecológica, além de serem inclusivos.

Em setembro do ano passado, por exemplo, pesquisa* mostrou redução de 11% na quantidade de motoristas diários em comparação com o ano anterior, maior interesse em transporte público e menor rejeição à possibilidade de usar a bicicleta nos deslocamentos cotidianos.

Quando optamos por circular em trechos menores de bicicleta, escolhemos deixar o carro na garagem para usar o metrô, ônibus ou mesmo decidimos percorrer alguns quarteirões a pé, tomamos decisões conscientes de mobilidade urbana que beneficiam não somente as nossas vidas, mas todos que estão no mesmo ecossistema social.  

Aí, você pergunta: mas faz, realmente, diferença? Sim. Para comprovar, basta observar o crescimento no uso de bicicletas e no número de pessoas caminhando para atividades cotidianas, como ir ao trabalho. A mesma pesquisa mostrou que 7% dos paulistanos usam a bicicleta todos os dias ou quase todo o dia e que 83% deles deixariam o carro em casa se houve boa alternativa de transporte. A rota mais importante para alcançar a plenitude da mobilidade urbana passa pelas decisões que tomamos todos os dias.

 

* Pesquisa encomendada ao Ibope Inteligência pela Rede Nossa São Paulo junto com Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).

 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário