Que tipo de consumidor é você?

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Você é aquela pessoa que não resiste a uma liquidação? Ou do tipo que só vai às compras em caso de necessidade? Gasta mais com tecnologia ou com passeios e restaurantes? O comportamento de consumo é o foco do estudo Consumer Types Series, realizado anualmente pela Euromonitor International, agência global de inteligência de mercado. Em 2019, 40 países desenvolvidos e emergentes entraram na pesquisa. A partir da análise, a agência identificou 10 tipos de consumidores por perfil de personalidade.

Estes resultados revelam estilos de vida e baseiam-se nas atitudes e características pessoais dos consumidores, tais como  consumo de mídia, comportamentos de compra, aspirações individuais e muito mais. São informações que podem contribuir para novas estratégias de negócios, mais inovadoras e focadas em seu público alvo. Confira os perfis e veja em qual deles você se encaixa:

PechincheiroGastador  Impulsivo – Representam 15% dos consumidores globais e 51% são do sexo masculino. Fazem compras impulsivas se acharem que encontraram um bom negócio. Preferem viver no presente ao invés de planejar para o futuro. Não estão muito preocupados com a privacidade da Internet.

Recatado do lar – Caseiro conservador

Uma casa confortável, bem equipada, tempo para a família e uma vida espiritual bem cuidada. Cerca de 13% dos consumidores globais contemplam essas características, 51% deles, homens. Essas pessoas não fazem questão de liderar, não são materialistas e nem se preocupam com sua imagem.

Simplão – Buscador Minimalista

Com um público majoritariamente feminino, 55%, participam de 12% do mercado global, esse perfil de consumidor gosta de um estilo de vida modesto, valoriza a poupança e não dá muita bola para produtos de grife. Imagem não é tudo para eles. Gastar, só com o essencial mesmo.

Mão de vaca  – Tradicionalista Seguro

Economizar, eis o verbo predileto desse perfil de consumidor. O produto pode ser premiado, a grife pode ser honesta, mas se tem um shopping ali na frente, seguramente ele vai desviar do caminho. Ah, maioria homens, 52% e globalmente, são 12% dos pesquisados.

High Tech – Esforçado destemido

Eles fazem parte de 10% da população de consumidores, 56% deles são homens e sabem gastar. Querem o melhor, curtem muito tecnologia e se preocupam com a autoimagem. Interessados em novos produtos, inovação, com boas marcas e preferencialmente, premium.

Antenado – Ativista Potencializado

Consumir é um ato político para 9% do universo da pesquisa, 51% deles, homens. Por isso mesmo, para esse grupo comprar é uma atitude, uma forma de afetar empresas e reduzir sua pegada de emissão de carbono. Produtos sustentáveis e responsabilidade social definem o comportamento dessa população.

Mochileiro – Aventureiro Inspirado

Meio nômade, esse consumidor, majoritariamente feminino (53%), compõe  8% do universo da pesquisa. Gosta de aventura e pode até antecipar um aumento nos seus gastos por essa experiência. Ser dono do próprio trabalho entra no perfil que gosta mesmo é de curtir a vida.

Happy geeks – Entusiasta Digital

Saiu um novo gadget? Ele quer. Altamente conectados e tecnológicos, 6% dos consumidores globais da pesquisa adoram uma realidade virtual e inovações. Em todos os âmbitos de suas vidas. E olha só, 54% dessa população é feminina.

De boas – Otimista Equilibrado

Eles são confiantes em si mesmos e no futuro, cuidam da saúde e preferem qualidade à quantidade. Se é para gastar, que seja com o bem-estar. São 5% dos consumidores no mundo e mais da metade deles, mulheres (51%). Equilíbrio é a sua marca.

Calculador – Planejador cauteloso

Cartões de crédito, compras online não fazem a cabeça desses consumidores. Eles gostam de planejar, preferem transações com dinheiro vivo e sabem muito bem o que querem. São apenas 4% dos consumidores globais e 51% são mulheres.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário