Viagem com baixo impacto

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O turismo é um dos grandes segmentos econômicos do mundo, que gera empregos e faz o intercâmbio entre diferentes culturas e estilos de vida. Independente do local visitado, é importante que, em cada um deles, a responsabilidade e o bom senso andem de mãos dadas.

Quando falamos em viagem sustentável, não significa apenas fazer um turismo ecológico e cheios de trilhas. É muito além disso. Trata-se de uma viagem que valoriza a cultura local e a natureza. Dessa forma, é possível desfrutar com consciência as melhores paisagens, peculiaridades locais e as belezas naturais.

Antes de saber como agir em cada uma dessas viagens, entenda a diferença entre turismo de aventura, ecoturismo e turismo sustentável:

Turismo de aventura
Nesta modalidade o viajante vai em busca de atividades de aventura, como experiências físicas e sensoriais recreativas que envolvem desafios e que podem proporcionar sensações diversas como liberdade, prazer e superação. Entre essas atividades estão a canoagem, o surf, o ciclismo, o arborismo, o mergulho, entre outros. Esse tipo de viagem pode ser chamado também de turismo de esporte.

Ecoturismo
Esse tipo de turismo é realizado em áreas naturais como uma atividade que incentiva a conservação do patrimônio natural e  promove o bem-estar das populações locais e a consciência ambiental nos turistas. Por essa razão, o turismo ecológico faz a ligação entre o homem e o meio ambiente, com envolvimento do turista nas questões relacionadas à conservação dos recursos do destino escolhido, que deve ser aproveitado de forma responsável.

Turismo sustentável
Trata-se de um conceito que engloba todos os tipos de turismo. Segundo a Organização Mundial de Turismo e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, os princípios do Turismo Sustentável “são aplicáveis e devem servir de premissa para todos os tipos de turismo em quaisquer destinos”. Dessa forma, a viagem sustentável leva em conta questões como a gestão dos recursos econômicos, sociais e estéticos, e mantém a diversidade biológica e particularidades culturais.

Como agir?

Pesquise sobre o lugar
A internet é uma excelente ferramenta para encontrar informações sobre o destino da viagem. Analise sobre os costumes, alimentação, pontos turísticos, acomodações e preços. Informações básicas como tarifas e regras de visitação podem ajudar você a economizar dinheiro e ganhar tempo. Dê preferência a agências que aderem a programas de responsabilidade sociambiental.

Não seja gringo, seja local
Valorize e respeite a cultura do lugar.

Faça uma seleção do que vai levar do armário
Além de ser melhor para carregar, você economiza espaço e não sobrecarrega a coluna. Pense exatamente naquilo que é necessário e prático como roupas que secam fácil, garrafinha de água para toda a viagem, pilhas recarregáveis etc.

Valorize as produções locais
Gosta de dar lembrancinhas? Nada melhor que o artesanato local. Evite comprar souvenires que são arrancados da natureza, como corais, pedras e pedaços de uma construção histórica.

Aproveite com equilíbrio
Uma viagem maravilhosa não é aquela que se faz tudo, mas sim que é aproveitada com intensidade. Coloque a qualidade na frente da quantidade.

Tome conta do seu lixo
Se fizer uma trilha, leve tudo que for produzido no trajeto. O mesmo vale para os passeios urbanos. Jogar lixo no chão é uma vergonha!

Conheça a culinária local
Aproveite a viagem para experimentar novos sabores. A culinária diz muito da cultura de um povo. Conhece-la também é uma forma de valorizar a região visitada, pois  o consumo de produtos locais é menos agressivo ao meio ambiente e movimenta a economia local.

Locomoção sustentável
Se o local que você está visitando oferece ciclovias, boas calçadas e te possibilita fazer tudo a pé, use e abuse desses recursos! Você fará exercício, evitará emissão de CO2  e ainda conhecerá coisas que de carro poderiam passar despercebidas. Sem contar a economia com combustível, pedágios, passagens, etc. Pense nisso!

 

Veja também:
Ecoturismo no Brasil
Práticas sustentáveis na hotelaria
Empresas de ecoturismo
Intercâmbio Voluntário
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário