Tecnologias inteligentes

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Composteira doméstica


Sabemos que o lixo orgânico quando é mal manejado causa um grande impacto negativo a natureza, poluindo águas, solos e o ar. Isso acontece por causa da chorume e do gás metano, que contamina os lençóis freáticos e a atmosfera.

Como nem todo mundo vive em casa para criar uma composteira, uma alternativa é a doméstica. Através dela, minhocas e microorganismos transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade. O site Morada da Floresta vende esta tecnologia.

Webcam como sensor de energia


A empresa Ecobenefícios desenvolveu um aplicativo que ajuda na economia de energia através da câmera instalada no computador. Batizado como GreenCam, a tecnologia  transforma a webcam em sensor de presença, ou seja, o monitor permanece desligado quando o usuário não estiver em frente à máquina. Para fazer o download clique aqui. https://www.ecobeneficios.com.br/greencam

Sensores de luz


Usar sensores de luz é uma boa ideia para não desperdiçar energia a toa . Através dele, não é necessário acender ou apagar as luzes, pois ele detecta quando alguém está pisando no ambiente.

Lâmpadas fluorescentes ou de LEDs


Apesar de mais caras, as lâmpadas florescentes ou de LEDs  mais eficientes e duram muito mais. As fluorescentes compactas ficam cinco vezes mais baratas que as incandescentes. Pagam o investimento em menos de três meses na conta de luz, pois economizam 70% em energia. Já as LEDs, bem mais caras, tem maior durabilidade e uma economia energética de até até 85%.

 

Certificações verdes
As certificações de sustentabilidade garantem que o produto que você está comprando respeita uma série de premissas como: não explorar os funcionários empregados em sua produção; não explorar de maneira inconsciente o meio ambiente ou os recursos naturais; compromisso de qualidade; garantia de um processo legal na produção e comercialização do produto. O selo Procel, por exemplo, tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, proporcionando, assim, economia na sua conta de energia elétrica. Também estimula a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente.

Reaproveitamento de água da pia


A empresa Sloa Valve desenvolveu um sistema capaz de evitar que 19 mil litros de água potável escorram, literalmente, ralo abaixo todos os anos. Com o O Sloan® AQUS® Greywater System, a água que cai pelo cano da pia é filtrada e reaprovetada pelo vaso sanitário.

Captação de água da chuva


Além de ser um sistema inteligente de reaproveitamente da água, é barato e simples de instalar. A ideia é captar água de chuva antes que chegue ao solo ou locais com trânsito de pessoas, animais e veículos, o que evita contaminação e o uso de equipamentos mais complexos.

A água reaproveitada serve para diversas atividades como: Alimentação de bacias sanitárias e mictórios, irrigação de jardins, limpeza de ambiente, reserva de incêndio, entre outras funções. Para saber mais conheça a empresa EcoCasa.

Lavagem de carro sustentável
 

A DryWash é uma empresa que se tornou referência nacional na área de sustentabilidade por criar e patentear uma tecnologia que permite a lavagem de carros sem a utilização de água. Além de lavar, o produto ajuda a proteger o carro contra arranhões e danos que possam ser causados ao carro devido a diversos fatores climáticos como chuva, oxidação e danificação da pintura em locais de baixa umidade.

Hoje, a marca além de oferecer seus serviços em lojas físicas, também permite a compra de seus produtos pela internet. Esses produtos vão desde soluções químicas sustentáveis auxiliadoras nas lavagens até higienizadores internos de carros.

Carro Mitsubishi I-Miev

O Mitsubishi I-Miev é o primeiro carro sustentável no mundo a ser produzido por uma grande montadora em larga escala. O carro, que custa em torno de 200 mil reais, pode parecer inicialmente caro, mas compensa quando pensamos nas vantagens que ele traz: Enquanto um carro que é abastecido com etanol gasta 20 centavos para rodar 1km, o I-Miev gasta 3 centavos por km rodado. Além disso, o carro não possui escapamento, que é substituído por uma ventosa na parte traseira do carro que ajuda na manutenção de aquecimento do veículo.

Além da vantagem de sua matriz energética ser muito mais barata, o carro conta com a vantagem de poder ser recarregado em qualquer lugar e a qualquer hora, ajudando o usuário à evitar o stress de ter que sair de casa para abastece-lo.

 

iGeigei

O iGeigei é um gadget que foi desenvolvido após os desatres de Fukushima e pretende ser uma solução aos contadores Geiger, sendo um portátil e adaptando-se ao iPhone. A intenção dos desenvolvedores é criar uma rede de sensores as mãos dos usuários comuns e informando aos governos a presença de níveis de radiação nocivos aos seres humanos.


Sensordrone



Lançado por uma campanha de sucesso da Kickstarter, o Sensordrone é uma ferramenta que pode perceber muitas coisas em seu ambiente, incluindo gases, temperaturas, umidade, sempre conectado ao smartphone. O usuário executa aplicativos específicos para cada tipo de teste. Basta sincronizar o dispositivo com o seu smartphone e escolher as informações que interessam. Ele ainda se conecta às redes sociais do usuário e passa atualizações das análises feitas por ele.


PressureNet

PressureNet é um aplicativo Android que mede a pressão atmosférica, e fornece essas medidas para os cientistas que, por sua vez usam para entender melhor o que está acontecendo com o clima. O aplicativo utiliza sensores atmosféricos que já estão em muitos telefones Android. A informação vai para um site onde ela pode ser usada para fazer melhores previsões meteorológicas ou para auxiliar nos estudos que procuram o efeito da pressão atmosférica em outros sistemas ambientais.

Air Quality Egg

Embora não caiba  no seu bolso, o ovo é um sensor ambiental para casa que reúne leituras de alta resolução de NO2 e concentrações de CO em qualquer lugar. O dispositivo consiste em um sistema de sensores que fica ligado na parede externa da casa e se comunica sem fio para o interior da estação, que transmite os dados para airqualityegg.com onde tudo é mapeado para qualquer usuário obter leituras de qualidade do ar em sua cidade, região ou mesmo do mundo.

Impressora 3D de alimentos

A impressora 3D é um equipamento que vem revolucionando o mercado ao fazer peças pra áreas de design, de saúde e de indústrias diversas ao fazer materiais e aparelhos através de um projeto computadorizado, dispensando o trabalho manual e demorado. Agora, a empresa  System & Material Research Corporation desenvolveu uma impressora 3D de alimentos que pode ajudar a acabar com a fome ao redor do mundo. O funcionamento da impressora acontece a partir da junção de uma mistura de pós com óleos e água. A própria impressora já dá o formato do alimento, e só os fabrica em quantidades suficientes para refeições, evitando o desperdício de comida.

Masdar City 

Masdar City é um dos novos conceitos de eficiência sustentável levada ao extremo. O projeto se baseia na construção de uma cidade completamente livre da emissão de Carbono e abastecida apenas por fontes renováveis de energia. Masdar está sendo construída em Abu Dabhi, nos Emirados Árabes, e poderá comportar algo em torno de 50 mil pessoas. A cidade comportará uma Universidade (Masdar Institute of Science and Technology) e diversas empresas, além de uma usina de captação energética sustentável em seu centro.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário