Simples mudanças sustentáveis para fazer no seu dia a dia

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Ser verde ou sustentável tem uma má reputação por ser muitas vezes caro. Alimentos orgânicos, carros elétricos ou roupas de origem sustentável são normalmente mais caros.

 

Comprar painéis solares ou um veículo elétrico podem ser grandes coisas para ajudar o planeta, mas não são viáveis ​​para a maior parte das pessoas.

 

Mas, se você mora num apartamento há muitas maneiras de viver de forma mais sustentável, que te vão realmente fazer poupar dinheiro. Veja algumas dicas para tornar seu dia a dia mais sustentável:

 

1. Tire os aparelhos do Stand-by

Mesmo quando desligados, os aparelhos eletrónicos, como computadores, impressoras ou cafeteiras, usam “energia fantasma“, que também conta para o seu consumo de energia (e para a fatura no final do mês também!).

 

 

2. Abaixe a temperatura do aquecedor e sobe a do ar condicionado

É mais eficaz aquecer o seu corpo que o ambiente todo, por isso nos lugares que fazem muito frio no iinverno, vista mais uma roupa mais quente e abaixe a temperatura do aquecedor. Já no verão, ligue o ventilador e bebe um coisas gelado em vez de colocar o ar condicionado no mínimo.

 

 

3. Troque suas lâmpadas para LED

As lâmpadas de LED duram 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescentes e três vezes mais do que as lâmpadas fluorescentes compactas, e agora já são muito mais baratas que antigamente.

 

4. Compra legumes e fruta da época

Procure ir ao mercado e ter um contato mais direto com o produtor dos alimentos, que hoje em dia é muito mais fácil do que antigamente.. Muitas vezes os legumes e frutas são mais baratos e você acaba contribuindo para a redução do consumo de combustível necessário para transportar os alimentos de um lugar para o outro, e também de energia para manter os produtos frescos.

 

5. Coma menos carne

 

O impacto ambiental da produção de carne é grande, devido principalmente à produção de metano (gás com efeito de estufa) gerada pelos animais. Comer uma ou duas vezes por semana uma refeição vegetariana, substituindo a carne por feijão ou lentilhas, será também mais econômico e benéfico para a sua saúde.

 

6. Vai de carona

Partilhar caronas é outro método para poupar dinheiro e diminuir as emissões de poluentes para a atmosfera. Encontra um colega que viva perto ou que faça um percurso semelhante pode auxiliar na redução da poluição produzida ao meio ambiente.

 

7. Faça os próprios produtos de limpeza

Fazer os produtos de limpeza em casa pode parecer difícil, mas na verdade são precisos apenas alguns ingredientes simples, como bicarbonato de sódio, vinagre, limão e sabão. Além de poupar algum dinheiro, acaba evitando os produtos químicos nas limpezas o que melhora a qualidade do ar dentro de casa.

 

8. Compre coisas de segunda mão

Hoje em dia as lojas de segunda mão estão por toda a parte como brechós e em vez de jogar no lixo algo que já não usa porque não tentar vendê-la numa loja de segunda-mão? E em vez de comprar novo, porque não comprar usado? Se gasta menos dinheiro e ao comprar menos coisas novas você diminui a quantidade de resíduos.

 

Fonte:

Noctula Channel

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário