Receitas caseiras para controlar pragas no jardim

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Para manter um jardim e uma horta saudáveis é essencial ter alguns cuidados, como por exemplo o controlo de pragas. Existem muitos produtos à venda no mercado que afastam ou matam os animais indesejados, mas para que gastar dinheiro quando podemos resolver o problema com coisas que temos em casa?

Deixamos aqui uma lista de receitas caseiras para se livrar de 8 pragas de jardim:

1 – Lagartas, Pulgões e Cochonilhas
Uma das receitas para eliminar estas pragar segue a seguinte receita: adicionar 10 g de sabão a 1 L de água quente, deixar arrefecer e pulverizar nas plantas.
As joaninhas são um predador natural dos pulgões, evita usar inseticidas, pois estas são muito sensíveis a estes produtos. E ao plantar alhos perto das roseiras vai protegê-las dos ataques dos pulgões.

2 – Lesmas e Caracóis
Cerveja, cinza ou cascas de ovos são 3 soluções fáceis para fazer desaparecer estes animais viscosos dos nossos canteiros.

3 – Moscas e Mosquitos
Plante manjericão em diversos lugares da horta ou jardim. As suas folhas funcionam como repelente destes insetos. Outra técnica é macerar folhas de manjericão e deixá-las de molho durante 1 dia, depois é só coar e pulverizar as plantas.

4 – Fungos
O chá de camomila combate várias doenças fúngicas, siga a seguinte receita:
Deixar 50 g de flores de camomila (ou saquinhos de chá) de molho em 1 L de água durante 3 dias. Coar e pulverizar sobre as plantas a cada 3 dias.

Todas as pragas possuem predadores, no entanto, quando o sistema está em desequilíbrio pois ocorre ausência de biodiversidade, limitando as interações entres predadores das pragas.
Os pesticidas utilizados na agricultura aumentam a produção, diminuem os custos e combatem a expansão de doenças como a malária. Apesar destas vantagens, os pesticidas contaminam as águas e os solos, provocam o desenvolvimento de espécies resistentes e causam desequilíbrios nos ecossistemas.

Fonte:

Noctula Channel

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário