Piquenique ecológico

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Fazer piquenique é uma ótima oportunidade para reunir amigos no meio da natureza. É um hábito pouco difundido no Brasil mas que pode ganhar muita força com lugares cada vez mais seguros e estruturados para esse fim.

Porém, estar no meio da natureza requer cuidados. Nesta dica trataremos disso e também de outros aspectos que reduzem o impacto ambiental do seu piquenique e o e contribuem para que seja uma atividade ainda mais saudável.

– Meio de transporte: se puder, reduza sua "pegada de carbono" dando preferência para caminhada, pedalada e transporte coletivo. Se for de carro, junte vários amigos em um mesmo carro.

– Alimentos: prefira orgânicos, feitos em casa e com menor quantidade de química possível. Prepare sucos naturais. Leve frutas, prefira aquelas da estação. Sempre que puder, compre de produtores locais.

– Lixo: evite descartáveis. Se não tiver como evitar 100%, opte por biodegradáveis. Nunca deixe lixo no meio da natureza. Se a lata estiver cheia, traga de volta o seu lixo e, se possível, separe-o para posterior reciclagem. Se você vai encarar uma trilha, leve uma sacola extra para recolher o lixo que deixam pelo caminho. Além de ser uma boa ação, inspira outros para fazer o mesmo.

– Repelente: não raramente, gramados são lugares cheios de insetos. Se for usar repelente, prefira os naturais de citronella.

– Atividade de lazer: aproveite para reparar na presença dos animais. Se tiver tempo, pesquise as aves e as plantas do lugar aonde vai visitar. Assim você aproveita muito mais o passeio. Outro aspecto interessante é promover discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade. Estar no meio da natureza inspira esse tipo de conversa. Se um sarau estiver nos seus planos, escolha músicas otimistas, alegres e que podem potencializar ainda mais a conexão com a natureza.

Leia mais:

Ecoteca: Guia de piquenique sustentável  

Dica:  Lugares para se fazer piquenique no Rio de Janeiro
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário