Festivais de música

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Da mensagem à redução do lixo, diversas atividades podem ser realizadas para conscientizar e reduzir impacto ambiental.

1 – Lixo
Gerar menos lixo é fundamental, por isso, na hora de escolher fornecedores com seus produtos e suas embalagens, opte por aqueles que oferecem soluções com menor impacto ambiental tanto em quantidade quanto em qualidade. Embalagens biodegradáveis são um bom exemplo de lixo com menor impacto. Oferecer algumas opções não descartáveis que servirão de lembrança para quem foi ao festival é outra sugestão. Copos reutilizáveis podem ser bem vindos em determinados casos.

Indicamos separar lixo seco do lixo molhado (orgânico). Depois, vale reciclar o seco e criar uma composteira no local que usa como matéria prima o lixo orgânico. Aí está uma boa oportunidade de produzir adubo de lixo e de mostrar para o público que este processo pode ser feito por qualquer pessoa, mesmo aquelas que moram em apartamentos. Caso exista a necessidade de retirar o lixo molhado do local com agilidade, prever essa composteira em outro lugar e beneficiar projetos como hortas urbanas é uma atitude nobre e que pode manter a memória do evento viva e positiva por mais tempo.

Lembramos que existem banheiros que realizam. Neste caso, separa-se a urina das fezes. A urina pode ser transformada em fertilizante ou mandada para um poço de absorção diretamente no solo. Enquanto isso, as fezes ficam armazenadas em outro local e podem ser desidratadas ocupando menos espaço e facilitando o transporte dos resíduos durante o processo da limpeza. Outra opção é instalar banheiros que não usam água na descarga. Na Copa do Mundo, grande parte dos banheiros "químicos" serão assim. E, para terminar, containers com cabines são menos impactantes pela manutenção, volume de pessoas atendidas e transporte.

2 – Água

Já falamos dos banheiros "a seco". Além disso, vale refletir sobre benefícios que o resuso de água pode oferecer para o evento. Vale lembrar que não somente evitar o desperdício é necessário mas também não contaminar solo e corpos hídricos localizados a área do evento.

3 – Energia

Quando pensamos em grandes festivais de música, não é raro que a imagem dos celulares ligados fotografando tudo venha em mente. Central de carregadores movidos à energia solar é boa oportunidade para usar "energia limpa" e informar aos donos dos celulares, que ficam alí sem fazer nada, sobre o que pode ser feito para evitar o desperdício de energia, como escolher eletrodomésticos eficientes e quais são as fontes de energia limpa.

4 – Transporte

Boa parte da pegada de carbono dos grandes eventos é gerada pelo transporte seja do público ou das atrações. Diante disso, pode ser bom contratar um profissional competente que pode otimizar todas as rotas. Além disso, oferecer transporte público de qualidade e, de preferência, em veículos que emitem poucos gases poluentes, deixará muitos carros na garagem. O transporte de artistas também pode ter baixo impacto. Tentar parceria com montadora e apresentar seu mais novo modelo híbrido conduzindo as maiores estrelas do mundo pop pode ser um bom negócio para os dois lados.

5 – Zerar emissões

Mesmo com todo esse cuidado, um evento tem sua pegada de carbono e ela pode ser zerada quando calculada e compensada a partir de ações como plantar árvores entre outros.

6 – Decoração, ambientação, infra estrutura

Reduzir a quantidade de lixo gerado é uma das missões de organizadores de eventos com baixo impacto ambiental. Agora, consumir o que se evita pode ser uma afirmação estranha. Mas não é! Ao realizar projetos de decoração e ambientação, procure usar material que foi reciclado. Já existem soluções incríveis que reaproveitam garrafas PET, latas de alumínio e todo tipo de lixo seco.

Ao comprar equipamentos, invista naqueles com menor impacto ambiental e comprometidos com o meio ambiente e condições justas de trabalho. O mesmo vale para fornecedores e matéria prima como madeira, cimento etc. Existem diversos certificados que comprovam se um produto ou serviço é sustentável ou não.

7 – Mensagem

Nós acreditamos que o entretenimento é uma excelente forma de se falar sobre sustentabilidade. Use os espaços disponíveis para mostrar que viver em harmonia com o próximo e com a natureza é simples e viável. Além disso, promova valores nobres como paz, amizade, respeito, amor de tal forma que se represente como atitude incrível e muito positiva.

8 – Parceiros do bem

Se puder, convide ONGs e empreendedores com soluções interessantes para participar do seu evento. Assim ganham visibilidade e os organizadores do evento colaboram para a prosperidade de iniciativas nobres

9 – Coerência

Para terminar, seja sustentável nos mínimos detalhes, afinal, pega mal fazer isso tudo que descrevemos anteriormente e beber café em copo descartável de plástico ou submeter equipe a condições injustas de trabalho. Certo?

Fontes:
Banheiro Ecológico

TreeHugger
Banheiro Químico

Festival de Baixo impacto ambiental
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário