Onde comprar produtos sustentáveis?

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Cada vez mais o consumidor brasileiro se interessa em consumir produtos sustentáveis, que tenham compromisso com o meio ambiente e com os seres humanos envolvidos na sua produção, desde a confecção até a distribuição.

Uma pesquisa recente, de setembro 2010, da Kantar WorldPanel indicou que 73% dos consumidores de São Paulo e do Rio de Janeiro responderam “sim” quando perguntados se aceitariam pagar mais por produtos que cuidam do ambiente. Outra pesquisa da GS&MD de agosto desse ano indicou que os consumidores brasileiros estariam dispostos a pagar, em média, 8% a mais por produtos sustentáveis.

Mas como saber se o produto que compramos é realmente produzido de maneira ética e sustentável?

O Green Nation preparou uma lista de pontos de venda com certificado de sustentabilidade.

Walmart

O Walmart chegou ao Brasil em 1995 e vem crescendo desde então, oferecendo preço baixo. A rede de supermercado se diz sustentável e socialmente responsável. Hoje, ela está presente em 18 Estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além do Distrito Federal.


Mundo Verde

As lojas Mundo Verde recebem diariamente mais de 150 mil clientes em busca de pelo menos um dos cerca de 10 mil itens oferecidos, sendo uma média de 4 a 7 mil por loja, distribuídos por mais de 1000 fornecedores, entre eles 80% micro e pequenas empresas. O mix de produtos inclui desde alimentos integrais, orgânicos, funcionais, sem glúten, sem lactose diet e light, dieta Kosher, complementos alimentares e suplementos para atletas, até livros, CDs de música clássica, new age e étnica, incensos, cosméticos naturais, presentes conscientes e outros produtos voltados para a saúde do corpo e da mente.

Um dos diferenciais divulgados pelo Mundo Verde não está simplesmente na grande diversidade de produtos, mas em oferecer um conceito completo em alimentação e vida saudável. Por isso os vendedores são treinados para dar informações nutricionais e deixar os consumidores à vontade, em um ambiente que estimula o relaxamento, com música e incensos. Diversas lojas também oferecem palestras sobre alimentação e cuidados com a saúde e a qualidade de vida.


Supergreen

 

A Supergreen comercializa produtos, sistemas e soluções completas, em água e energia, com a visão de excelência ambiental e inovação.
Sua missão é selecionar, divulgar e comercializar produtos de baixo impacto ambiental para a construção civil, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

A empresa oferece um atendimento técnico de venda que inclui o dimensionamento mais correto e ecoeficiente dos sistemas, integrando todas as etapas do processo construtivo com especificação e cotação de seus itens.

Primamateria

A Primamateria é uma loja de materiais de construção de baixo impacto ambiental, fruto de um conceito integrado: pensar, agir, compartilhar.

EcoLeo

A EcoLeo é uma loja de acabamentos de madeira e produtos para marcenaria. Foi aberta em 2003, e foi a primeira revenda de madeira certificada da América Latina. Todos os produtos levam o selo do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC): painéis, pranchas, compensados, MDF e madeira serrada bruta de várias espécies.

Além disso, promove treinamento e consultoria para arquitetos designers e marceneiros. Tem parceria com escolas de marcenaria moderna do Senai. Como trabalha: produtos com pronta entrega e indicação de mão-de-obra.

EcoCasa

Com uma filosofia alicerçada em transparência, ética e responsabilidade social e ambiental, EcoCasa há 8 anos é o viés de materialização de ações ecológicas desde ambientes domésticos até grandes complexos industriais e empresariais.

Uma ampla rede de parceiros e fornecedores disponibilizam tecnologias de ponta para a implementação e incremento de todos os tipos de projetos.


 

C&C – Casa e Construção

A loja virtual da C&C conta com cerca de 250 produtos com o selo ECO2, que identifica materiais de construção ecológicos e econômicos.

Destaque para luminárias solares, lâmpadas eficientes, tintas à base de água e equipamentos que reduzem o consumo de água em banheiros e cozinha.

A C&C também possibilita inscrição online para diversos cursos gratuitos oferecidos nas lojas.

 
As compras são feitas pelo site, com entrega em todo o Brasil. Garantia dos fabricantes e prazo de troca de até 30 dias.

Carrefour

As unidades que levarão o certificado francês Aqua (Alta Qualidade Ambiental), que reconhece construções projetadas para não prejudicar o meio ambiente, serão inauguradas no início de 2011. Quem afirma é Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade do Grupo Carrefour. Segundo ele, a rede já adota uma série de ações de proteção à natureza em suas unidades. As mais novas já são construídas respeitando esses padrões.

Outra novidade da rede para os próximos meses é a criação de um hot site voltado à sustentabilidade. Ele estará hospedado na página do grupo e o objetivo será o de educar o público para o consumo consciente. “Queremos nos comunicar principalmente com a dona de casa, nossa principal cliente, e também com as crianças, que serão os clientes de amanhã”, afirma o executivo. A previsão inicial é de que a página entre no ar até o fim deste semestre. “Isso depende de uma série de fatores. Mas posso dizer que até o término de 2010 estará funcionando”, acrescenta o diretor.

Pão de Açucar

O Grupo Pão de Açúcar inaugura o primeiro supermercado verde do País, na cidade de Indaiatuba, no Estado de São Paulo.

Reconhecido pelo seu pioneirismo na área de responsabilidade sócio-ambiental, com o lançamento da loja verde, o Pão de Açúcar conseguiu reunir, num único espaço, práticas de sustentabilidade já realizadas pela rede e avança ainda mais com uma série de inovações de estímulo ao consumo consciente.

Com alternativas simples e cotidianas e de grande capilaridade em toda a cadeia produtiva e de consumo a nova loja vai proporcionar uma experiência de compra diferenciada. “Informação, instalações, operação, produtos e completos processos de reciclagem e aproveitamento de resíduos, são algumas das ferramentas escolhidas para envolvermos fornecedores e consumidores acerca de conceitos e práticas de consumo sustentável”, declara José Roberto Tambasco, vice-presidente comercial e de operações do Grupo Pão de Açúcar.

Já no estacionamento, vagas especialmente demarcadas garantem benefícios aos carros que utilizam biocombustível. Além disso, foram instalados bicicletário, estação de reciclagem e paisagismo com preservação da vegetação nativa, além da incorporação de espécies típicas da região.

Por todos os cantos, dentro e fora do novo Pão de Açúcar, há muita informação. Clara, simples e precisa. Soluções criadas especialmente para essa loja ajudam a esclarecer, mobilizar e despertar os clientes para a oportunidade de mudança e melhoria no comportamento de consumo.

Asta

Nascida há três anos, a Asta é um dos projetos do Instituto Realice, organização sem fins lucrativos criada com o objetivo de gerar renda para comunidades populares do estado do Rio de Janeiro. Para darmos início à essa rede, visitamos vários grupos produtivos em toda região do Grande Rio e selecionamos aqueles que consideramos os de maior potencial. Hoje, contamos com 32 grupos.

São mais de 600 artesãos, que desenvolvem produtos exclusivos criados a partir de materiais ecológicos, como bambu, piaçava e fibra de bananeira, retalhos, jornal, sempre obtidos a partir da otimização de recursos, da reciclagem e do reaproveitamento. A Rede Asta contribui para o escoamento dessa produção e para a geração de renda desses artesãos ao uni-los a grupos de revendedores autônomos que, munidos de um catálogo, chegam aos consumidores finais.

Tem quem queira

A tem quem queira é uma loja e ao mesmo tempo um projeto social: Usando a mão-de-obra de detentos e ex-detentos, a marca aproveita lonas usadas para criar outros produtos, de maneira sustentável e criando renda para as famílias dos detentos ao mesmo tempo em que os reabilita. O projeto é apoiado pela Bradesco Seguros e a Embratel, e conta com estilitas como Isabela Capeto e Marzio Fiorini.


Entre os produtos se encontram bolsas de diversos tipos, capas para notebooks e tablets, porta documentos jogos americanos, necessaires, capas para shampoo e outros produtos com diversas utilidades.

 


 
Ecochoice

A Ecochoice é uma loja e prestadora de serviços que visa trabalhar com construções mais sustentáveis, para isso, conta com produtos desenvolvidos especialmente para projetos que são avaliados pela empresa. Sistemas de luz e água, materiais para construções sustentáveis e economicamente estratégicas e instalações dos produtos e sistemas como parte do processo de compra.

A Ecochoice é uma empresa que trabalha sempre visando a criatividade e a assertividade, fazendo que seus projetos de produção, com foco nos objetivos e nas necessidades dos clientes.


Amway do Brasil

A Amway é uma empresa que trabalha com produtos para a casa, a saúde e a beleza das pessoas. Vendendo de louças e panelas até cremes para a proteção da pele contra climas agressivos, a empresa, que já tem mais de 50 anos no mercado, sempre visou trabalhar com princípios fundamentais para a melhoria da vida das pessoas, prezando sua liberdade, integridade, valor pessoal e criatiatividade.

A empresa também tem programas de livre iniciativa, apostando em novos inventores, químicos e engenheiros de produtos que mostram versatilidade e agregam valor à marca e ao seu próprio crescimento pessoal.
 

Organomix

O supermercado Organomix nasceu da necessidade de se ter um local com comercialização e distribuição de alimentos orgânicos e naturais de alta qualidade. Agregando valor a cadeia de orgânicos, o Organomix coloca em prática uma vasta experiência em mercado eletrônico e logística, oferecendo aos consumidores a oportunidade de adquirir produtos de alta qualidade via internet, e aos produtores um local de venda e escoamento de seus produtos.

Além da venda online, o mercado oferece um serviço de televendas. São várias opções de produto no site, e para realizar a compra o mercado aceita vários cartões diferentes.


Mais Orgânicos

A loja "Mais Orgânicos" é um dos braços do site "Sementes da paz", e vende desde cervejas orgânicas até congelados e temperos. Conta também com  uma área de notícias, levando para seus clientes informação e dicas de como se alimentar e viver melhor. Entre as formas de pagamento estão os cartões, boletos bancários e para os clientes do Itaú existe a opção do Bankline.

Agora que você já sabe onde comprar, só resta fazer a escolha certa.

Se você conhece outras lojas e iniciativas interessantes, colabora com o Green Nation, comente e compartilhe informação.

 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário