Games Ambientais

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Uma ótima dica para estimular a garotada a pensar sobre os problemas ambientais são os "ecogames". De forma lúdica esses novos games se conectam com o universo jovem e criam hábitos mais responsáveis e sustentáveis. Criamos uma lista com ótimos exemplos de ecogames, confira:

Existem jogos que ensinam sobre questões fundamentais do meio ambiente, proporcionando desafios e informação de uma forma lúdica e para todas as faixas etárias.

 

"Sprout"

Uma semente , que ao se encontrar com determinadas plantas pode virar qualquer uma delas é quem protagoniza.

O objetivo é atravessar o cenário, escolhendo corretamente o tipo de planta para cada local.

É bem simples, estilo puzzle, bom para crianças que ainda não sabem ler, pois só tem imagens e é de fácil apreensão.

Para jogar, clique aqui.

 

 

 

 

"Honoloko"

Esse jogo foi feito pela Agência Europeia do Meio Ambiente e pode ser jogado em diversas línguas.

Bom para crianças que já sabem ler, pois existem textos informativos e ela precisa escolher as opções para avançar no jogo.

Não existe um ranking.

Para jogar, clique aqui.

 

"Energyville"

Desenvolvido pelo The Economist Group, o game mostra os impactos ambientais e economicos do desenvolvimento energético numa cidade ao longo dos anos. O objetivo é fazer escolhas certas no momento certo para minimizar seus impactos.

Apenas em inglês, direcionado a jovens a partir de 14 ou 15 anos.

Para jogar, clique aqui.

 

"ElectroCity"

Promovido pela cia. Genesis da Nova Zelândia, tem a interface e jogabilidade parecida com o famoso Sim City. Aqui o jogador é o prefeito e precisa administrar os recursos da cidade, promovendo seu desenvolvimento, tomando cuidado ao escolher as matrizes energéticas, para que a cidade não venha a falência, ou seus moradores façam greves e revoluções.

Dura 150 etapas e "ganha" quem chega ao final delas com a cidade funcionando.

Então há um quadro informativo sobre seu desenvolvimento energético e impactos causados, que é medido num ranking diferente entre alunos escolares e público geral.

Apenas em inglês. A partir de 8 anos.

Para jogar, clique aqui.

 

"City Rain" ou "Cidade Verde"

Premiado em outros países, veio como jogo educativo para as escolas públicas do Brasil, afim de conscientizar os alunos sobre as questões da sustentabilidade.

Baseado no tripé ecologia + economia + social, o game é parecido com o ElectroCity, só que mais aprimorado.

Você tem que administrar a cidade da qual é prefeito, de forma a não impactar o meio ambiente, garantir o desenvolvimento econômico e social. Com o dinheiro dos impostos deve saber escolher onde e quando construir escolas, usinas de reciclagens, delegacias de polícia, hospitais.

 

O jogo tem versão em português e tem versão demo para download através do site oficial.

Para fazer download do jogo, clique aqui.

 

Urbania

Desenvolvido por Nikolas Rechtiene, o jogo foi projetado para os usuários descobrirem os efeitos que futuras tecnologias, conceitos ecológicos e de energia sustentável têm sobre a sua cidade virtual.  O desafio é buscar o desenvolvimento sustentável em cidades do futuro. 

Para conhecer o jogo clique aqui.

Missão Bioma

O Brasil é dono de um dos maiores patrimônios naturais do planeta. Com o jogo Missão Bioma, você vai impedir o avanço dos inimigos da natureza e salvar animais contaminados pela poluição em cada uma dessas paisagens.

Para jogar clique aqui.

SimEarth

Lançado em 1991, o game permite que o jogador controle o desenvolvimento da vida no planeta. É possível definir a temperatura, a presença de água e outras características físicas e introduzir determinadas espécies, que evoluirão conforme as coordenadas definidas.

Para comprar clique aqui.

Planet Green

Promovido pela Starbucks, o jogador escolhe um personagem e tem metas a cumprir dentro da cidade. Para alcançar cada meta é necessário passar por um desafio, o que pode ser um quiz, ou jogo da memória. Concluindo o desafio o jogador alcança a meta de melhorar a qualidade de vida na cidade, seja economizando energia ou aumentando a área verde. Ao passo do cumrimento de metas o jogo também mostra algumas ações realizadas no mundo real. Apenas em inglês, mas a "jogabilidade" permite crianças a partir de 10 anos.

Para jogar clique aqui.

 

Green Farm –  o jogo verde do Facebook

Plantar produtos orgânicos e usar energia renovável são algumas características para uma fazenda sustentável. O Green Farm apostou na Educação Ambiental de forma lúdica, com esse jogo social

Para colocar energia renovável na sua fazenda, por exemplo, você precisa gastar notas – no jogo existem moedas e notas, as moedas você consegue jogando, mas notas você apenas consegue 1 a cada nível alcançado ou comprando.

Para jogar você precisa ter uma conta no Facebook. Acesse aqui o Green Farm.

 

Meu Cerrado

Para passar de fase, é preciso rebater uma bolinha sem deixá-la cair, e plantar árvores virtuais. Para isto você precisa encontrá-las e libertá-las do meio da poluição, reflorestando assim o “Seu Cerrado”.

Através do jogo as pessoas podem desenvolver sua consciência ecológica e se divertir ao mesmo tempo. E os benefícios não param por aí: quando todas as fases do jogo são completadas, você conquista o direito de ter uma árvore típica do Cerrado plantada em seu nome!

Veja o vídeo da campanha lançada para o game:

 

Para jogar clique aqui.


 

Ecoagents

Nesse game, os jogadores podem ser Ecoagentes virtuais, da Agência Européia do Ambiente (AEA), encarregada de recolher informações sobre o ambiente em toda a Europa.

Como ecoagentes os jgadores podem ajudar a proteger o meio ambiente e os recursos naturais. O público-alvo são jovens e crianças de 7 a 14 anos.

Jogue aqui!

 

Ecocity 

Social game da Fox, a exemplo da SocialCity e Farmville, mas nesse seu objetivo é tornar a cidade sustentável. Atitudes como reflorestar e reciclar o lixo são fundamentais para o nível de felicidade da população!

Jogue aqui!

 

A New Beginning

Um Novo Começo (tradução livre) é um jogo para Wii, DS e PC, onde eco agentes tem o grande desafio de evitar o fim do planeta por conta do aquecimento global. Ainda não tem lançamento previsto no Brasil. Acompanhe no site Wii Club.

 

Brink

Em um futuro próximo, os seres humanos esgotam os recursos naturais e tornam a vida no planeta impraticável. O único lugar habitável é uma ilha flutuante chamada The Ark. Nela, ainda alimentados pela sua natureza autodestruidora, duas facções disputam o poder. Disponível para PS3, XBOX e PC. Veja o site oficial.

 

Jett Rocket

Um garoto que viajava pelo espaço, quando um meteoro o atingiu e ele acabou em um planeta cheio de robôs. Jett se move com energia solar e não gosta de poluição. Disponível pelo Wiiware. Saiba mais aqui.

 

 

The Last of Us 
 
Em "The Last of Us", os seres humanos são infectados por uma praga que mata a maior parte da população terrestre. O mundo se torna um lugar que não recebe manutenção e em que ninguém mais é confiável, por isso, as florestas começam a invadir o espaço urbano e o jogador é colocado em um mundo em que deve contar com o ambiente ao seu redor para sobreviver, tanto dos perigos que o espaço urbano destruído criou, quanto dos seres humanos que agora residem nele.
 
 
 
 
I Am Alive 
 
Após um evento cataclísmico que mudou todas as formas conhecidas da terra, recursos básicos como a água, comida, e até a possibilidade de se respirar ar limpo se tornam extremamente limitados. O jogar assume o papel de um pai de família que precisa ir atrás de sua esposa e filha, explorando ambientes destruídos e escolhendo se compartilha seus recursos, que vão desde uma garrafa Pet com alguns goles d'água até um kit de primeiros socorros, com outros sobreviventes em igual ou pior situação que ele.
 
 
 
 
MR.Bree

MR.Bree é um jogo independente do gênero Adventure/Puzzle, liberado gratuitamente pelo sistema brasileiro Nuuvem, e nele encarnamos a pele do personagem de mesmo nome do jogo. A história começa quando MR.Bree é raptado por caçadores, e ele, munido apenas de sua coragem e suas habilidades, precisa fugir da situação em que está e ir atrás de seu grande amor. Por ser um jogo multi-gênero, para vencê-lo você precisará unir a agilidade nos botões, ao mesmo tempo em que pensa em soluções inteligentes para vencer os obstáculos que encontrará no caminho.

 
 
 
 
Assassin's Creed 3 

Mudando totamente a estética da saga, Assassin's Creed 3 coloca o jogador na pele de Connor Kenway, um mestiço de uma tribo nativo-americana e europeu. Na história, Connor vê sua tribo sendo colocada em perigo pelos colonialistas ingleses, e acaba sendo obrigado a entrar na guerra de independência dos Estados Unidos. Tratando-se da jogabilidade, o jogo continua trazendo a jogabilidade do Parkour, mas agora também em florestas. Por ser um meio-nativo, Connor conta com novos artefatos e habilidades como arco-e-flecha, cordas-gancho, habilidades de caças a animais, armadilhas e iscas, além de apitos para cavalos. 


 
 
 
Tomb Raider
 
No novo jogo da série Tomb Raider, Lara Croft acaba naufragando em um ambiente de floresta riquíssimo, e precisa desvendar mistérios adaptando e usando os materiais que tem ao seu redor, transformando-os em ferramentas e armas, tanto para defesa quanto para caça. O jogo é um reboot, e coloca o jogador em situações onde o raciocínio lógico é levado ao extremo, tanto em puzzles quanto em desafios clássicos de jogos de ação, como corridas e escaladas.
 
 
 
 
Crysis 3
 
No terceiro jogo da série de fps Crysis, o jogador é lançado em uma experiência onde a caça vira o caçador. A história do jogo se passa em um futuro distópico onde Nova York acaba virando uma arena invadida pela natureza e cheia de árvores, pântanos densos e rios de correnteza forte. Com uma qualidade impecável e um cenário de fazer o queixo cair, Crysis 3 foi o jogo ganhador dos prêmios de "Jogo mais Valioso" da Pc Gamer, "Melhor do evento" pela Game Informer e "melhor da E3" pela Electric Playground, os mais importantes do mercado games da atualidade.
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário