Bicho do Dia: Papagaio-chauá

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Amazona rhodocorytha – O papagaio-chauá é endêmico do Brasil e vive na faixa litorânea da Mata Atlântica, podendo ser encontrado do estado do Alagoas até o Rio de Janeiro. Já está extinto em algumas áreas que habitava.
 

Mede até 37 centímetros de comprimento e pode pesar até 400 gramas. A plumagem predominante é verde clara, mas a testa é vermelha e amarela e as bochechas são azuis. Possui também algumas penas vermelhas na base da cauda e nas partes interiores das asas. Não apresenta dimorfismo sexual.

O ninho é construído em ocos de árvores de grande porte. A fêmea bota quatro ovos que são incubados por 24 dias. É uma espécie monogâmica e o casal divide os cuidados com os filhotes.

Alimenta-se de frutas, sementes, castanhas, folhas e flores. Busca comida no topo das árvores e raramente desce ao chão. Tem hábitos diurnos e gregários, mas é comumente avistado vivendo em pares.

É uma espécie ameaçada de extinção devido ao intenso desmatamento da Mata Atlântica e também ao tráfico de animais silvestres, já que é um animal muito procurado para o comércio ilegal de pets. A reprodução em cativeiro não é comum, o que dificulta programas de reintrodução na natureza.
 

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário