Troque a bolinha de algodão por disquinhos de crochê!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Quem poderia imaginar que um artigo como algodão, aparentemente tão inocente, também é um produto que colabora contra a preservação do meio ambiente? A campanha contra os canudos plásticos descartáveis alertou para uma infinidade de produtos que utilizamos no dia-a-dia, descartáveis, mas que consumidos massivamente criam um imenso problema ambiental.

Apesar de natural, o algodão é a uma fibra cujo cultivo é o que mais demanda o uso de substâncias tóxicas em seu cultivo no mundo – 24% de todos os inseticidas e 11% de todo os pesticidas, com óbvios impactos no solo e na água. Além de transgênicos, quimicamente tratado, trata-se de um poluente que vira lixo de banheiro e depois é descartado nos aterros sanitários.

Um lindo presente para despertar uma cidadania planetária

Foi observando esses dados que a blogueira e ambientalista Cristal Muniz criou os disquinhos de crochê: uma alternativa para as bolinhas de algodão tão presente na rotina das mulheres, para retirar maquiagem, limpeza de pele, remoção de esmalte e tantos outros usos. Destaca ainda que toalhinhas velhas também podem ser cortadas e reutilizadas para esse fim.

“Os disquinhos de crochê são supermacios e sua textura inclusive retira melhor a maquiagem, passar tônicos, máscaras, cosméticos em geral”, defende. A ideia pegou e agora diversos sites de produtos sustentáveis estão comercializando os disquinhos de crochê, ou “ecopads” para quem busca soluções sustentáveis no seu dia-a-dia. E porque não, um presente simbólico para quem está preocupado com uma nova cidadania planetária.

E se você não quiser comprar, se já sabe crochê, por que não confeccionar os seus? Não sabe crochê? É um ótimo motivo para aprender.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário