A Mostra de Cinema Internacional Green Nation 2022 comemora o aniversário de 10 anos do Green Nation com uma curadoria dedicada aos temas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Entre os dias 24 e 30 de junho de 2022, a Mostra aconteceu em quatro espaços: Circuito SPCINE Paulo Emílio – CCSP; CEU Perus; Circuito SPCINE Biblioteca; CFC Cidade Tiradentes.
Em uma seleção de longas documentais e ficcionais, curtas e animações, o Green Nation trouxe ao público de São Paulo mais de 10 horas de filmes em 25 sessões totalmente gratuitas com discussões urgentes como descarte, territórios indígenas, desmatamento, desigualdade social, desastres ambientais, biodiversidade e muitas histórias que merecem nossa atenção. Além das exibições aconteceram debates com falas de Marcos Didonet, diretor do Green Nation, Viviane Ferreira, diretora do SPCINE, Lawrence Wahba, diretor premiado do filme Jaguaretê-Avá: Pantanal em Chamas com sua equipe de filmagem, e os atores Fernando Alves Pinto e Vicka Matos do filme Alice dos Anjos.
Filmes: 8 longas e 9 curtas metragens
Horas de programação: 10 horas
Sessões: 25
Presença regional: Zona Leste, Zona Sul, Zona Norte
Longas metragens
O Território (The Territory)
Direção: Alex Pritz
Duração: 1h26
Gênero: Documentário/Drama
Nacionalidade: Brasil, Dinamarca, EUA
ODS: 3, 8, 13, 15
Classificação: 14 anos
Sinopse:
O povo indígena Uru-eu-wau-wau viu sua população diminuir e sua cultura ameaçada desde o contato com o homem branco. Embora prometido o domínio sobre seu próprio território de floresta tropical, eles enfrentaram incursões ilegais de extração de madeira e mineração que são ambientalmente destrutivas e, mais recentemente, invasões de grilagem de terras estimuladas por políticos de direita. Com o desmatamento aumentando como resultado, as apostas se tornaram globais.
Alice dos Anjos
Direção: Daniel Leite Almeida
Duração: 1h16
Gênero: Drama/Fantasia
Nacionalidade: Brasil
ODS: 1, 2, 4, 7, 10, 13
Classificação: Livre
Sinopse:
Livremente inspirado em “Alice no país das maravilhas” de Lewis Carroll, e em “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire. Alice dos Anjos é uma menina negra que vive no sertão nordestino, e que, após correr atrás de um bode preto apressado que usa terno e gravata no fundo do quintal de sua avó, é transportada a um lugar mágico, cheio de personagens malucos que se tornam seus novos amigos. Ela então se unirá a eles na luta contra um influente coronel que, em nome de um progresso cego e centralizado no poder, quer destituir as terras de comunidades tradicionais para construir uma usina hidrelétrica. À medida em que Alice se une aos seus amigos para lutar contra a opressão, ela se perceberá em uma jornada de autoconhecimento e consciência social.
Descarte
Direção: Leonardo Brant
Duração: 52 min
Gênero: Documentário/Animação
Nacionalidade: Brasil
ODS: 9, 11, 12, 13
Classificação: 12 anos
Sinopse:
DESCARTE é um documentário de Leonardo Brant sobre o drama social do lixo, apresentado a partir de histórias inspiradoras de artistas, designers, artesãos e ativistas que reutilizam resíduos de forma criativa e sensível. Rodado durante a quarentena em filmagens presenciais e remotas, e com a utilização de três câmeras diferentes para as conversas por meio de videochamadas, DESCARTE tem como pano de fundo o drama social do lixo no Brasil e traz ao centro da discussão os 10 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12.305/10), que organiza a forma com que o Brasil lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos.
BR Acima de Tudo
Direção: Fred Rahal Mauro
Duração: 55 min
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Brasil
ODS: 2, 8, 9, 12, 13, 17
Classificação: 14 anos
Sinopse:
No Norte do estado do Pará fica o maior bloco de florestas protegidas do mundo; uma área de floresta amazônica do tamanho do Reino Unido e que abriga uma infinidade de histórias. Indígenas, pecuaristas, posseiros, quilombolas, empresários e políticos refletem à sua própria maneira os impactos da possível expansão da BR-163 floresta adentro, até a fronteira com o Suriname. O projeto da rodovia foi gestado na época da ditadura militar, e até hoje paira como uma sombra sobre a região. Mas este não é um filme sobre uma estrada. É um filme sobre os abismos que separam aqueles que compartilham de uma mesma terra.
Barragem
Direção: Eduardo Ades
Duração: 1h36
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Brasil
ODS: 9, 12, 15, 16, 17
Classificação: 14 anos
Sinopse:
Após o maior desastre ambiental da história do país – o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana – inicia-se o difícil processo de reparação às centenas de famílias desabrigadas. A mineradora nega ou posterga o reconhecimento de direitos, promovendo a desilusão e a desunião dos atingidos. Mas há quem resista. E, da luta, emerge o sentimento de comunidade e uma identidade.
Mata
Direção: Fábio Nascimento, Ingrid Fadnes
Duração: 1h19
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Brasil
ODS: 13, 14, 15
Classificação: 14 anos
Sinopse:
Diante do avanço das plantações de eucalipto, um agricultor e uma comunidade indígena se posicionam como resistência e revelam o impacto da monocultura no meio ambiente, em contraste com os modos de vida tradicionais. O inimigo também pode ser verde.
Jaguaretê-Avá: Pantanal em Chamas
Direção: Lawrence Wahba
Duração: 1h14
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Brasil
ODS: 13, 14, 15
Classificação: 14 anos
Sinopse:
Uma visão xamânica e fatual de dentro dos incêndios do Pantanal. O documentarista de natureza Lawrence Wahba filmou, quase por acaso, os primeiros focos do que se tornaria nos piores incêndios florestais da história desse patrimônio natural da humanidade ao sul da Amazônia. Então, guiado por um chamado espiritual, Wahba passou 10 semanas com brigadistas, veterinários, voluntários e pesquisadores… registrando sua árdua luta pela vida e a recuperação do bioma. Após a chegada das chuvas, o documentarista investiga as causas dos incêndios e como a tragédia poderia ter sido evitada…
Going Circular
Direção: Nigel Walk e Richard Dale
Duração: 1h30
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Reino Unido
ODS: 9, 11, 12
Classificação: 12 anos
Sinopse:
Atreva-se a imaginar um futuro onde a humanidade não só sobrevive, mas floresce, repensando paradigmas globais, respeitando os limites dos nossos recursos planetários, e transformando o mundo moderno. Going Circular desbloqueia os segredos para um conceito inovador chamado Circularidade – um sistema de economia e design que elimina o desperdício e economiza recursos do planeta. Conheça quatro visionários ao redor mundo – Dr. James Lovelock, o inventor de 102 anos; a bióloga de biomimética Janine Benyus; o designer Arthur Huang e o financista John Fullerton – que têm navegado em crises ambientais, econômicas e sociais do nosso tempo e descobriram que as soluções para criar uma economia circular já foram aperfeiçoadas pela própria natureza.
Cada uma das histórias conduz a uma reavaliação do que a nossa comida, nossas cidades, nosso sistema financeiro, até mesmo nossa indústria da moda poderia ser se criarmos, produzirmos e distribuirmos dentro dos limites naturais da Terra. Por meio da profunda transformação pessoal de cada visionário, Going Circular explora as soluções concretas que indivíduos e comunidades estão usando para avançar em direção a uma sociedade circular baseada nos princípios universais da natureza de que tudo é reaproveitado. E nada vai para o lixo.
Curtas metragens
Mãtãnãg, a encantada
Direção: Shawara Maxakali, Charles Bicalho
Duração: 14 min
Gênero: Animação
Nacionalidade: Brasil
ODS: 13, 15, 16
Classificação: Livre
Sinopse:
A índia Mãtãnãg segue o espírito de seu marido, morto picado por uma cobra, até a aldeia dos mortos. Juntos eles superam os obstáculos que separam o mundo terreno do mundo espiritual. Mas Mãtãnãg não está morta e sua alma deve retornar ao convívio dos vivos. De volta à sua aldeia, reunida a seus parentes, novas vicissitudes durante um ritual proporcionam a oportunidade para que mais uma vez vivos e mortos se reencontrem. Falado em língua Maxakali e legendado, Mãtãnãg se baseia em uma história tradicional do povo Maxakali. As ilustrações para o filme foram realizadas em oficina na Aldeia Verde, no município de Ladainha, em Minas Gerais.
Nonna
Direção: Maria Augusta V. Nunes
Duração: 10 min
Gênero: Animação
Nacionalidade: Brasil
ODS: 2, 3, 6, 9, 11, 15
Classificação: Livre
Sinopse:
A pequena Ana e sua avó vivem no campo e sofrem os efeitos provocados pelo uso de agrotóxicos na região. Já adulta, ao reencontrar a velha casa onde viveu sua infância, ela entende que a presença de sua avó ali é transcendental.
Wuitina Numiá (Meninas Coragem)
Direção: Rita de Cácia Oenning da Silva e Kurt Shaw
Duração: 19 min
Gênero: Infantil/Drama
Nacionalidade: Brasil
ODS:11, 13, 15
Classificação: Livre
Sinopse:
Quando um garimpeiro aparece em uma remota comunidade amazônica, subornando um homem local para guiá-lo pela selva para encontrar ouro, três garotas, brincando na selva e nos rios, descobrem seus planos. O velho pajé da aldeia começa a contar às meninas histórias do tempo de seu avô, quando o povo Tukano resistiu à chegada dos colonos portugueses com as ferramentas que tinham em mãos: suas árvores, rios e inteligência. Inspiradas nas velhas histórias, as meninas arrumam armadilhas engraçadas para o mineiro, assustam seu guia para deixá-lo e o perdem nas profundezas da selva. Livre da ameaça, a comunidade celebra com uma dança tradicional, o dabucuri, e o pajé declara: “É por isso que conto as velhas histórias: para que não voltem a acontecer”.
IBIAPABA “Como Nascem as Montanhas”
Direção: George Alex Barbosa
Duração: 14 min
Gênero: Animação 3D
Nacionalidade: Brasil
ODS: 13, 14, 15
Classificação: Livre
Sinopse:
O curumim Apuã completou 12 anos e agora tem sobre si a responsabilidade de salvar sua tribo e mudar seu próprio destino.
Paloma
Direção: Alex Reis
Duração: 7 min
Gênero: Animação
Nacionalidade: Brasil
ODS: 11, 12
Classificação: 12 anos
Sinopse:
No meio da Praça da Sé, em São Paulo, Paloma – uma pomba como qualquer outra – engole um chip e ganha consciência. Mas o que era pra ser uma benção acaba revelando algo terrível: ela, assim como todas as pombas, sempre comeram restos. Diante disso, Paloma vai atrás de justiça para as pombas e, ao lado de Pru, descobrir mais sobre quem se tornou e o seu lugar entre pernas, ratos e outros habitantes da cidade.
Poética de Barro
Direção: Giuliana Danza
Duração: 6 min
Gênero: Animação
Nacionalidade: Brasil
ODS: 15
Classificação: Livre
Sinopse:
Bucólico, delicado e sensível, o curta-metragem Poética de Barro, animado em stop motion com argilas do Vale das Viúvas de Maridos Vivos (Jequitinhonha), baseado no trabalho de ceramistas mineiras e com trilha original composta por instrumentos de cerâmica, retrata a saga de uma pequena criatura, que precisa sobreviver às vicissitudes da vida. Se todas as barreiras serão transpostas, apenas assistindo para descobrir.
Aurora a rua que queria ser um rio
Direção: Radhi Meron
Duração: 10 min
Gênero: Animação
Nacionalidade: Brasil
ODS: 3, 10, 11
Classificação: Livre
Sinopse:
Se as ruas pudessem falar, o que diriam? Aurora é uma triste e solitária rua de uma grande cidade. Em um dia de chuva forte, ela relembra sua trajetória, sonha com o futuro e se pergunta: é possível uma rua morrer?
Nazaré: do verde ao barro
Direção: Juraci Junior
Duração: 10 min
Gênero: Animação
Nacionalidade: Brasil
ODS: 1, 3, 15
Classificação: Livre
Sinopse:
Uma família embarca em busca de uma nova vida. É na comunidade de Nazaré que a viagem ganha destino e onde constroem relações de afeto, respeito e amor com a Amazônia. A jornada se transforma ao longo do tempo, conforme as águas de um rio.
A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira
Direção: Beatriz Ohana
Duração: 15 min
Gênero: Ficção
Nacionalidade: Brasil
ODS: 2, 6, 11, 13
Classificação: Livre
Sinopse:
Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: O atrapalhado Lixeira Furada e seu comparsa, Capitão Sujeira. Uma aventura repleta de imaginação e fantasia, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.