A experiência Nossas árvores chama a atenção para os impactos do desmatamento, convidando os participantes a apadrinhar uma árvore e contribuir com o reflorestamento.
Para aprofundar ainda mais na importância do reflorestamento, entrevistamos a Joana Fava, assessora da Diretoria Executiva da Fundação Florestal.
Fale mais sobre vocês e a parceria com o Green Nation
A parceria da Fundação Florestal com o Green Nation em 2022 tem o objetivo de mostrar para a sociedade a importância das ações de conservação e de restauração de ecossistemas e das Unidades de Conservação, que são a principal ferramenta de conservação ambiental e da biodiversidade em seu estado original e in situ.
Neste sentido, o visitante o Green Nation poderá conhecer um dos projetos de restauração que a FF está implementando, no Parque Estadual Ilha Anchieta, que protege uma Ilha no Litoral Norte do estado de São Paulo, no município de Ubatuba. Antes da criação do Parque, em 1977, a Ilha era habitada e as ocupações humanas, que passaram por grupos indígenas, caiçaras e até mesmo por uma população carcerária, causaram impactos ambientais como o desmatamento e a introdução de espécies exóticas.
Hoje, as áreas degradadas estão sendo recuperadas com a retirada de espécies exóticas, com o plantio de nativas e, assim, resgatando as funções ecológicas desse importante fragmento de floresta do Bioma da Mata Atlântica.
Como o reflorestamento impacta na distribuição de água pelos ecossistemas?
O ciclo da água é diretamente relacionado à existência de vegetação, em especial, das florestas. Onde não há vegetação, o ciclo da água fica comprometido. Isso porque nas plantas ocorre o fenômeno de evapotranspiração, no qual a água presente nas folhas evapora, se acumula na atmosfera e finalmente retorna para a terra na forma de chuvas.
A chuva penetra no solo, vai para os lençóis freáticos e para os rios. Os lençóis podem aflorar na superfície, formando nascentes. Além de transpirar, as florestas, por meio do seu sistema de raízes, seguram o solo e evitam que ele sofra erosão, o que ocorre em áreas sem vegetação, onde a chuva escoa na superfície do solo, carregando material que implica no assoreamento de rios e causa a morte de espécies aquáticas.
Áreas degradadas e desprovidas de vegetação tem esta função ecológica gravemente comprometida. Neste sentido, o reflorestamento, ao formar novamente uma floresta, restaura essa função ecológica, devolvendo ao ambiente água em quantidade e qualidade.
Como funciona o apadrinhamento de uma árvore?
O apadrinhamento significa que o visitante poderá, de forma randômica em sistema digital, ganhar uma muda virtual, para apadrinhar. Essa muda existe na realidade e está sendo plantada na área que está passando por restauração ecológica, dentro do Parque Estadual Ilha Anchieta. O Parque é aberto à visitação, caso o visitante queira conhecer a unidade e seus atrativos naturais.
É importante que o reflorestamento seja feito por árvores nativas? Como é visto o reflorestamento com eucalipto?
No interior de Unidades de Conservação de Proteção Integral, como é o caso do PE Ilha Anchieta, o reflorestamento somente pode ser feito com espécies nativas da Mata Atlântica e que ocorrem especialmente nessa região do Bioma. O reflorestamento com espécies nativas, com diversidade que reflete a realidade de uma floresta nativa é o que vai garantir que, ao se recuperar, se torne habitat para espécies de fauna (também nativas), que se alimentam de seus frutos, sementes, fazem nas árvores suas casas, etc. Os animais são fundamentais na floresta, pois também são polinizadores (a exemplo de abelhas e borboletas) e dispersores de sementes (a exemplo de aves e mamíferos), promovendo a multiplicação das espécies vegetais.
Já o reflorestamento com eucalipto, tem outra finalidade que não a de conservação, mas sim, de produção, dado seu uso econômico. No reflorestamento de eucalipto é feito o manejo, com o corte da árvore para produção de madeira e com o plantio de reposição. Comparado com o de espécies nativas, aquele feito com eucalipto não atinge a restauração ecológica de uma floresta original. Entretanto, comparado a uma área degradada, o reflorestamento com eucalipto se mostra interessante do ponto de vista ecológico.