Jogue limpo: consumir com consciência e reciclar

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Green Nation 2019 – Foto Fabio Lisi

Com o uso de óculos de realidade virtual, essa experiência te leva para uma viagem pelo caminho percorrido pelos materiais que vão para a reciclagem. 

Antes de embarcar nessa jornada, que tal conhecer mais sobre esse processo? 

1. A coleta de lixo é feita pelos municípios, mas essa coleta não é pensada para a reciclagem. A “eureciclo” aponta que em São Paulo, por exemplo, a coleta seletiva equivale a 2% da coleta normal. 

2. Os catadores e catadoras de materiais recicláveis são os principais atores na reciclagem, sendo responsáveis por 90% do lixo reciclado no Brasil, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

3. O Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis estima que existam 800 mil pessoas cuja principal fonte de renda é a coleta e venda de recicláveis. Desses, 70% são mulheres e 40% atuam na informalidade.

4. Com o aumento do desemprego aumentou o número de catadores, assim, quanto maior a oferta, menor o preço. Um catador precisa recolher 40 kg de papelão para comprar 5 kg de arroz. 

5. Você pode fazer a sua parte! Separe o seu lixo, veja se na sua cidade existe coleta seletiva ou uma cooperativa de reciclagem e ajude a dar um destino melhor para aquilo que pode ser reaproveitado. 
A Rede TVT foi a uma cooperativa em São Paulo falar com os catadores e catadoras sobre as dificuldades e desvalorização que os dados acima demonstram. Na reportagem, esses dados se confirmam, mas, dessa vez, nas palavras daqueles que vivem essa realidade. Assista.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário