Geoterapia: os benefícios da argila

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

ODS - ONU

Usar a natureza como fonte de cura e bem star. Essa é a função da chamada Geoterapia, que utiliza-se de argila, barro, pedras e cristais, como ferramentas reequilibrantes para o ser humano. Exercida há muitos anos por povos do oriente e do ocidente, a técnica é fundamentada a partir do poder regenerador que da Terra.

Apesar dos diversos tipos de tratamento existentes através da Geoterapia, o mais comum no ocidente é a terapia através da argila. Este mineral é frequentemente usado para absorver as toxinas presentes no organismo, pois tem efeito bactericida, antiinflamatório e cicatrizante.

De acordo com Rosana Batestusso, naturóloga do Instituto Brasileiro de Naturologia, a argila filtra as impurezas e potencializa o efeito da substância utilizada com ela.  Cada tipo de argila exerce um determinado tipo de função no organismo. A argila verde, por exemplo, serve para eliminar substâncias tóxicas do fígado. Já a amarela serve para a estética na região do abdome, pois consegue absorver gorduras e renovar as células.

Efeitos da argila:
• Desinfiltra os interstícios celulares (diminuindo os edemas)
• Elimina toxinas
• Estimulação da micro circulação cutânea
• Permite a troca de energia dos minerais com a parte afetada
• Promove micro abrasão (peeling suave)
• Regula a produção sebácea
• Regula a queratinização
• Regulariza a temperatura do órgão enfermo uniformizando a irrigação sanguínea.

Tipos e funções:

ARGILA AMARELA: Rica em Dióxido de Silício e Silício, é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. A mesma também melhora circulação sanguínea, tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante.

ARGILA BEGE: É a mistura da argila marrom com a argila branca. Desta forma ela incorpora de forma mais suave as propriedades das duas argilas.

ARGILA BRANCA: Também chamada de Caulim é uma argila primaria composta de silicato de alumínio hidratado resultante da alteração de rochas lavadas pela chuva. Possui um pH muito próximo ao da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas.

ARGILA MARROM: Possui baixo percentual de ferro e elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Esta ativa a circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador celular. É difícil de encontrar, devido sua pureza. É eficaz contra a acne e espinha e tem efeito rejuvenescedor do tecido.

ARGILA CINZA: É retirada de regiões vulcânicas dos EUA. É antiedematosa, secativa e absorvente. Indicada para peles oleosas, manchadas e edemaciadas.

ARGILA PRETA: Conhecida também como Lama Negra, é considerada um material muito nobre e dificilmente é encontrada pura. Esta argila é retirada de uma profundidade maior que 4 metros. Devido ao teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamento de doenças.Tem grande poder rejuvenescedor; ação antiinflamatória, anti-artrosica, absorvente, antitumoral e anti-stress. Melhora a circulação sanguínea periférica favorecendo a reprodução celular.

ARGILA ROSA:  Resgata a luminosidade natural da pele, a circulação, absorve toxinas e hidrata a pele. É a mais suave de todas as argilas. É a mistura da argila branca com a vermelha. É indicada para peles sensíveis, delicadas, com vasinhos e rosácea, pois possui ação desinfetante, suavizante e emoliente, alem de combater os radicais livres.

ARGILA VERDE: Também chamada Montemolinorita, ela contém a presença de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio, em sua composição.  Com pH neutro, possui ação absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, anti-séptica, bactericida analgésica e cicatrizante, indicada para as peles oleosas e acneicas e em produtos para cabelos oleosos.

ARGILA VERMELHA: É uma argila secundaria porosa, pouco densa, rica em oxido de ferro e cobre. Hidrata e previne o envelhecimento da pele. É anti-estressante, redutora de pesos e medidas.

Fonte:
Vila Mulher
Dicas de Mulher

Gostou dessa matéria ?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário