Cientistas estudam voo das abelhas para aplicar em micro-aviões

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

ODS - ONU

Segundo publicação da última quinta-feira no Journal of Experimental Biology, pesquisadores de Harvard, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um novo projeto de "microaviões". Para isso, tentam descobrir como as abelhas conseguem se manter no ar com condições meteorológicas adversas para aplicar seus resultados no protótipo.

O estudo analisa o voo de certas abelhas e besouros para descobrir como conseguem se manter suspensas no ar enquanto colhem o pólen, inclusive com fortes ventos.Segundo os cientistas, os resultados de sua pesquisa poderão ser aplicados posteriormente no setor da aerodinâmica, uma vez que aviões de microdimensões podem imitar a técnica destes insetos para também se manterem estáveis em condições adversas.

Lderada por Sridhan Ravi, a equipe gravou o voo das abelhas enquanto entravam em um túnel de vento, cuja intensidade e velocidade podiam ser controlada pelos cientistas. Além disso, os pesquisadores também investigam a interferência da carga do pólen no voo dos insetos.

Atualmente micro-aviões existem, porém não resistem as interferências do ambiente, esse pode ser um grande avanço para novas tecnologias e novas funções para a futura geração de micro-aviões.
 
Saiba mais em G1.
 
 
 
 

Gostou dessa matéria ?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário