Bicho do Dia: Melro-metálico

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

ODS - ONU

Lamprotornis purpureus – O melro-metálico mede até 25 centímetros de comprimento. A plumagem é composta por coloridas penas metálicas, sendo as asas verdes, a cabeça, o peito e o pescoço azuis, uma faixa negra em cada lado da face, do bico aos olhos. O bico é negro, assim como as patas, e os olhos são amarelos. Não apresenta dimorfismo sexual. Os filhotes têm plumagem menos chamativa e olhos escuros.

É originário da África, sendo encontrado em uma faixa central de leste a oeste do continente, em países como Camarões, Senegal, Sudão, Quênia e Uganda.

Vive em áreas abertas, como as savanas, e pode ser avistado também em zonas rurais. Tem hábitos diurnos e gregários, vivendo em bandos barulhentos que vocaliza durante todo o dia.

Nos dias mais quentes, o melro-metálico costuma banhar-se em poças, em pequenas lagoas ou até mesmo com a água das chuvas.

Onívoro, o melro-metálico alimenta-se de frutas, grãos e artrópodes. Pode procurar comida tanto no solo como nas copas das árvores e em arbustos.

Nidifica em ocos de árvores. A fêmea bota de dois a três ovos, que são incubados por ela por até 14 dias.

Não é uma espécie ameaçada de extinção.

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário