Bicho do Dia: Corujinha-do-mato

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

ODS - ONU

Megascops choliba – A corujinha-do-mato é encontrada da Costa Rica à Argentina. No Brasil, habita praticamente todos os estados, em áreas de florestas, bosques, bordas de matas, cerrados, zonas rurais e até mesmo em centros urbanos.
 

 
É uma ave pequena, medindo apenas 24 centímetros de comprimento e pesando até 160 gramas. A plumagem varia do cinza ao marrom avermelhado, com marcas mais escuras por todo o corpo. A face é cinza e contornada por penas negras. Possui dois penachos (“orelhas”) no topo da cabeça e olhos amarelados.
 
Tem hábitos noturnos, permanecendo escondida durante o dia. Seu “canto” é similar ao coachar do sapo-cururu. Assim como as demais corujas, possui penas especiais que são silenciosas, permitindo que ela se aproxime da sua presa sem ser percebida.
 
Alimenta-se principalmente de artrópodes, mas pode caçar também pequenos camundongos e anfíbios. Em centros urbanos, permanece próximo a pontos de luz, como postes, para capturar insetos.
 
O ninho é construído em ocos de árvores. A fêmea bota de três a sete ovos, que são incubados pela fêmea por 26 dias. Cabe ao macho proteger o ninho de predadores e alimentar a mãe e os filhotes. Os recém-nascidos não possuem “orelhas”.
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção, já que é um animal que consegue se adaptar em ambientes diversos.
 

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário