Parques na cidade de Porto Alegre

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Seguindo nossa linha de passaporte verde, expandimos também a dica de parques pelas cidades. Hoje, vamos falar sobre os melhores pontos de ecoturismo da cidade de Porto Alegre. Pegue seu chimarrão e dê um passeio pelos parques mais bonitos da capital do Rio Grande do Sul.

Querem conhecer? Para isso é bom saber algumas regrinhas importantes dos locais de conservação. Veja:

– Não se leva nada de um parque a não ser lembranças.  Animais, plantas, rochas, frutos, sementes e conchas encontrados no local fazem parte do ambiente;

– Caçar, pescar e molestar animais silvestres é crime previsto por lei. Os animais precisam buscar seu próprio alimento para manter o ciclo de vida natural;

– Evite entrar no parque com animais domésticos, pois isso poderá causar problemas como a introdução de doenças e ameaças ao ambiente natural;

– O lixo deve ser depositado em locais apropriados. Nada de fumar cigarro e jogar a "pita" no chão;

– As áreas de visitação pública costumam ser restritas e, normalmente, possuem horários definidos.

Agora sim! Confira os parques:

 

Parque Marinha do Brasil
 
É um parque essencialmente esportivo, contando com quadras de futebol de salão, tênis, vôlei, basquete, pistas de patinação, skate, atletismo e ciclismo, aparelhos para ginástica, campos de futebol 7, além de recantos infantis e espaço cívico com espelho d´água. Outros atrativos são o eixo aquático de 10 mil metros quadrados que corta e percorre 700 metros do parque o Recanto Solar, para banhos de sol, e o Recanto da Saudade, apreciado pelo seu belo pôr-do-sol. Conta ainda com vestiários e três áreas de estacionamento.
 
A fauna do local conta com quero-quero, bem-te-vi, rabo de palha, joão de barro, sabiá, pica-pau do peito amarelo, canário da terra, entre outros. Nos lagos, habitam pequenas tartarugas (cágados) e peixes de espécies diversas. De sua área total, 11 hectares foram transformados em bosques, onde são encontradas árvores nativas e espécies exóticas, como Ingás Canafistulas Timbaúvas Jambolão e Jerivás.
 
Endereço: avenida Borges de Medeiros, 2.035
Telefone: (51) 3231-0168
Área: 70,70 hectares
Inaugurado em: 9 de dezembro de 1978
 
 
 
Parque Chico Mendes
 
O Parque Chico Mendes está localizado na zona norte de Porto Alegre, entre os bairros Jardim Leopoldina e Chácara da Fumaça, oferecendo à zona norte da cidade uma opção de descanso e lazer acessível à população da região. Calcula-se que o parque beneficie diretamente cerca de 200 mil pessoas.
 
A área destinada ao lazer do parque conta com quatro canchas polivalentes (vôlei, basquete e futebol de salão), dois campos de futebol, duas canchas de bocha, praça infantil, além de churrasqueiras espalhadas por toda a área.
 
O memorial Chico Mendes e o anfiteatro ao ar livre se destinam a cerimônias oficiais e programação cultural, como shows musicas, peças teatrais e manifestações da comunidade.A vegetação do local caracteriza-se pela presença de eucaliptos e árvores nativa.
 
Diversas espécies de fauna, como socós, frangos d’água, saracuras, bem-te-vis, pica-paus, tico-ticos, marrecas pia-deiras e pombões são observadas no local.
 
Endereço: rua Irmão Idelfonso Luis, 240, bairro Mario Quintana
Telefone: (51) 3348-9939
Área:  25,29 hectares
Inaugurado em: 12 de dezembro de 1992
 
 
 
Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia)
 
Situado entre a Ponta da Cadeia e a margem direita do Arroio Dilúvio, o parque foi inicialmente chamado de Porto dos Casais e depois passou a denominar-se, pela Lei 5.066/81, Parque da Harmonia. Em 25 de março de 1987, pela Lei Municipal 5.885, passou a chamar-se Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.
Com 65 hectares, caracteriza-se por reunir diversos aspectos da tradição gaúcha, com churrasqueiras ao ar livre e galpão crioulo. Conta com recantos de recreação infantil, futebol na areia e quadras de vôlei.
 
Do parque pode-se sair para passeios de barco pelo Lago Guaíba.
 
Endereço: avenida José Loureiro da Silva, 255
Telefone: (51) 3286-4004
Área: 65 hectares
Inaugurado em: 1981
 
 
 
Parque Farroupilha (Redenção)
 
No local, existem várias opções de lazer, como o parque de diversões, os passeios de trenzinho e pedalinhos, o Mercado do Bom Fim (onde há lojas de conveniências e lancherias), o Café do Lago e a Feira Ecológica (aos sábados pela manhã).
 
Além de  diversos recantos, como Orquidário, Recanto Alpino, Recanto Oriental,  Recanto Europeu, Solar, Fonte Luminosa, Espelho d’água e Auditório Araújo Viana, o parque conta ainda com 38 monumentos, com destaque para o Monumento ao Expedicionário.
 
Há cerca de 10.000 árvores, de espécies como chal-chal, pitangueira, paineira, tipuana, cocão, palmeira da califórnia, grinalda de noiva, jacarandá, ipê-roxo e cipreste.
 
Endereço: avenida João Pessoa, s/nº
Telefone: (51) 3286-4458
Área: 37,51 hectares
Inaugurado em: 19 de setembro de 1935
 
 
 
Parque Gabriel Knijnik
 
A área  conta com diferentes ambientes, com diversas espécies da fauna e flora. Há pomar, onde se encontram árvores frutíferas como pitangueira, pereira, ameixeira e jaboticabeira, além de eucaliptos e pinus. Também possui uma área banhado e uma grande área de preservação.
 
Nas obras de urbanização foram construídos sanitários, coreto, playground, cinco churrasqueiras, duas quadras de futebol em saibro, uma cancha de bocha, passeios e estacionamento para 100 carros. No prédio da sede administrativa, há duas salas de uso múltiplo e, na guarita de acesso ao parque, um mirante com vista para o Lago Guaíba. Do alto do mirante, onde todos os freqüentadores podem subir, é possível avistar o Morro do Osso e o Morro Teresópolis, uma das mais belas paisagens da cidade, observando-se o contraste entre a área rural e a área urbana de Porto Alegre.
 
Endereço: Estrada Amapá, 2.300
Telefone: (51) 3266-8120
Área: 11,95 hectares
Inaugurado em: 27 de outubro de 2004
 
 
 
Parque Marechal Mascarenhas de Moraes
 
Possui área de lazer e recreação e área de preservação permanente, sendo, portanto, um parque de uso misto.
 
Dos 18,3 hectares de parque, oito são de banhado e seis de reserva ecológica. O ambiente do banhado e a vegetação nativa plantada compõem caminhos e recantos de beleza natural. O parque dispõe de estádio de futebol, cancha de bocha, pista de patinação, quadra de futebol 7, quadras de vôlei e equipamentos esportivos, churrasqueiras e quiosques cobertos. 
 
Endereço: rua Aloísio Filho, 570
Telefone: (51) 3374-6408
Área:  18,30 hectares
Inaugurado em: 02 de julho de 1982
 
 
 
Parque Moinhos de Vento (Parcão)
 
Hoje, o Parque Moinhos de Vento oferece opções de lazer como jogging, patinação, quadras de futebol, tênis, vôlei e aparelhos de ginástica. Para o público infantil, estão à disposição equipamentos de recreação artesanais, feitos de toras de eucalipto, e uma biblioteca infantil.
 
imagemO parque conta ainda com uma réplica de moinho açoriano ao estilo dos que existiam no bairro nos primórdios da cidade, elemento que constitui uma forte atração turística. No moinho, funciona a Biblioteca Infantil Ecológica Maria Dinorah.
 
Endereço: rua Comendador Caminha, s/nº
Telefone: (51) 3332-1021
Área: 11,50 hectares
Inaugurado em: 9 de novembro de 1972
 
 
 
Parque Alemanha (Germânia)
 
A estrutura do parque conta com prédio de administração, quadras de tênis, quadras para vôlei, basquete e futebol de salão, cancha de bocha coberta e iluminada, playgrounds, aparelhos de ginástica, caminhos para corrida ou caminhada e jardins para descanso e contemplação da natureza, além de uma área de preservação que abriga inúmeras espécies vegetais e animais e 1,2 mil espécies nativas.
 
Nos três playgrounds, estão disponíveis equipamentos para recreção infantil e juvenil, como 24 balanços, seis escorregadores, um teleférico e dois jogos de argolas.
 
Endereço: avenida Tulio de Rose 
Telefone: (51) 3366-0367
Área: 15,11 hectares
Inaugurado em: 27 de março de 2006 
Horário de Funcionamento: das 6h30 às 20h

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário