Parques na cidade de Belo Horizonte

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Seguindo nossa linha de passaporte verde, expandimos também a dica de parques pelas cidades. Hoje, vamos falar sobre os melhores pontos de ecoturismo da cidade de Belo Horizonte, provando que a capital do “Uai” também tem muitas belezas naturais para seus cidadãos aproveitarem.

Querem conhecer? Para isso é bom saber algumas regrinhas importantes dos locais de conservação. Veja:

– Não se leva nada de um parque a não ser lembranças.  Animais, plantas, rochas, frutos, sementes e conchas encontrados no local fazem parte do ambiente;

– Caçar, pescar e molestar animais silvestres é crime previsto por lei. Os animais precisam buscar seu próprio alimento para manter o ciclo de vida natural;

– Evite entrar no parque com animais domésticos, pois isso poderá causar problemas como a introdução de doenças e ameaças ao ambiente natural;

– O lixo deve ser depositado em locais apropriados. Nada de fumar cigarro e jogar a “pita” no chão;

– As áreas de visitação pública costumam ser restritas e, normalmente, possuem horários definidos.

Agora sim! Confira os parques:

 

Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Com 180.000 m², de área cercada e com guaritas em todas as entradas, é o principal parque de Belo Horizonte. Ele fica no centro da cidade, ao lado da Avenida Afonso Pena.
 
 
Parque das Mangabeiras
Localiza-se na Serra do Curral, zona sul da cidade, e limite norte do quadrilátero ferrífero. Foi inaugurado em 1982 e possui 2.350.000 m² de área totalmente cercada.
 
 
Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni
Possui 14.080 m² de área totalmente cercada. Sua criação se deu em 1990 através de Decreto Municipal, com o nome de Parque Ecológico e Cultural da Cidade Nova. Em 2003, seu nome foi alterado por Lei Municipal para Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni, em homenagem ao artista plástico que por muitos anos residiu no bairro Cidade Nova, e contribuiu com esculturas e peças de jardinagem ainda encontradas no local.
 
 
Parque Professor Guilherme Lage
Localizado no bairro São Paulo, região nordeste de Belo Horizonte, possui 150.000 m² de área totalmente cercada.
 
 
Parque Ecológico do Primeiro de Maio
Localizado na Região Norte de Belo Horizonte, possui 33.770 m² de área totalmente cercada. Sua criação se deu em 2008 através do Programa Drenurbs (Programa de Recuperação Ambiental de Belo Horizonte).
 
 
Parque Ecológico de Lazer do Bairro Caiçara
Localizado na região nordeste de Belo Horizonte, possui 12.446 m² de área parcialmente cercada, sendo área de lazer da comunidade local. Antes de ser construído, tinha um campo de futebol muito freqüentado que lá permaneceu, ganhando telas de proteção. Além disso ganhou uma quadra de volei e peteca e brinquedos para as crianças.
 
 
Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado
Localizado no bairro Itapoã, na região da Pampulha em Belo Horizonte. Possui 300.000 m² de área totalmente cercada e existindo também aceiros. O Parque Fazenda Lagoa do Nado foi concluído e inaugurado em setembro de 1994.
 
 
Parque Aggeo Pio Sobrinho
O parque ocupa uma área de 543.650 metros quadrados, de grande importância ecológica e beleza cênica, e integra parte do maciço da Serra do Curral. A vegetação nativa, correspondente a cerca de 95% do parque, é caracterizada por mata de galeria, cerrado e campo cerrado. Estes fatores fazem com que o espaço seja extremamente relevante para a conservação da biodiversidade, constituindo o segundo maior parque municipal.
 
 
Parque Alexander Brandt
O Parque Alexander Brandt fica localizado no bairro do Visconde do Rio Branco, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. Possui uma área de 12.900 m², totalmente cercada com tela, e guarda é feita pela Guarda Municipal de Belo Horizonte. A reserva é muito bem cuidada e além de muito bonita é morada de algumas espécies de pássaros e até de um casal de Gavião Rei. Também podem ser vistos diversos micos que são uma maravilha.
 
 
Parque Linear do Vale do Arrudas
Também conhecido como Parque do Centenário, o Parque Linear do Vale do Arrudas está localizado no bairro Abadia, região leste de Belo Horizonte e possui uma área de 56.965 m².
 
 
Parque Roberto Burle Marx
O Parque Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque das Águas, está localizado no bairro Flávio Marques Lisboa, na região do Barreiro de Cima em Belo Horizonte. Constituído por uma área de 178 mil metros quadrados, está inserido no complexo ecológico da Serra do “Rola Moça”, divisa da Serra do Curral e pertence à bacia do Rio das Velhas.
 
 
Para formular essa dica usamos o GuiaBH.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário