Pneus velhos são utilizados na construção de muros anti-ruídos para estradas

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Pesquisadores espanhóis desenvolveram uma técnica de reprocessamento que possibilita construir  muros anti-ruídos nas estradas reutilizando pneus velhos. Intitulado de EKOPAN, o projeto faz parte de um esforço de pesquisa e desenvolvimento, financiado pela União Europeia, para dar novas destinações aos pneus reciclados.

Normalmente os muros que se localizam ao lado da estrada ou entre pistas são feitos de concreto e servem tanto para diminuir o ruído que chega às áreas residenciais quanto para isolar as pistas.

Os engenheiros criaram uma maneira de confecção desses painéis utilizando o material dos pneus, com um gasto mínimo de energia. Estes podem ser montados como se fossem segmentos de um muro pré-moldado.

Depois de resolver os problemas estruturais, os pesquisadores verificaram que o material poroso dos pneus velhos produz uma barreira acústica mais eficiente. Além disso, as barreiras feitas com pneus reciclados são mais leves, minimizando os custos de engenharia durante a construção.
Embora o objetivo inicial seja a construção de proteções acústicas para rodovias, o material poderá ser usado em outras aplicações similares.

Saiba mais:
EcoD

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário