Governo do Rio quer implantar energia solar no Maracanã

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A Copa do Mundo de 2014 esta prestes a receber novidades em prol do desenvolvimento sustentável. O Governo do Estado do Rio de Janeiro pretende implantar placas para captação de energia solar no estádio, além de reutilizar a água da chuva em banheiros, nas descargas e torneiras, e também para a limpeza em geral.

A equipe do projeto esta se baseando  na cartilha do sistema LEED (Leardership in Energy and Environmental Design) de certificação, escolhido como critério oficial de avaliação, pelo Green Building Council Brasil, sede nacional do conselho internacional para a construção civil de baixo impacto ambiental.

A secretária de esportes do Rio, Márcia Lins, afirmou que irá negociar com uma empresa alemã voltada para o desenvolvimento sustentável e com uma concessionária de energia do Rio o financiamento das placas que seriam instaladas na estrutura do estádio. Segundo Márcia, a água e a luz sempre tiveram um alto custo operacional no Maracanã.

A reconstrução do estádio contempla ainda a reutilização do ferro e do aço do Maracanã original em estruturas secundárias. "O Maracanã quer mostrar que com mais de 60 anos é possível ser moderno, histórico e evolutivo", reforçou a secretária. O estádio deve ficar pronto em fevereiro de 2013 para ser utilizado na Copa das Confederações do mesmo ano. Segundo Marcia Lins, a fase de demolição da obra já foi concluída e a instalação da nova cobertura deve começar no primeiro trimestre de 2012.

Saiba mais:
EcoD

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário