
Triplaris americana
Família: Polygonaceae, a família botânica do pajeú.
Outros nomes: pau-de-novato, novateiro-de-mato-grosso, formigueiro, novateiro.
Distribuição Geográfica: É uma espécie nativa e não endêmica do Brasil. Ocorre em áreas da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, nos Estados do AC, AM, PA, GO, MS, MT, SP e PR.
Características: Árvore que mede entre 10 e 20 m de altura e possui tronco em forma de coluna. O tronco é oco e possui diâmetro entre 30 e 40 cm. As folhas são simples e cor verde-escura. A espécie possui indivíduos femininos e masculinos separadamente, sendo as flores masculinas pequenas e pouco vistosas e as flores femininas de cor rosa a avermelhada, ambas dispostas em inflorescências. Os frutos são secos e não se abrem naturalmente para liberar as sementes.
Usos
Alimentação: Não é encontrado registro de uso para este fim.
Madeira: A madeira é leve e pouco resistente. É utilizada para tabuados, caixotaria e confecção de embalagens leves, sendo um pouco mais durável quando protegida da umidade.
Uso medicinal: A casca é utilizada contra disenteria.
Outros usos: A espécie é ornamental devido a sua bela floração e formato da copa, sendo empregada no paisagismo. A casca contém tanino que pode ser aplicado em diferentes usos.
Curiosidades: O tronco dessa espécie é oco e pode abrigar formigueiros.
Informações Ecológicas: O pau-formiga é adaptado a terrenos úmidos e solos alagadiços. A espécie é encontrada tanto em florestas bem preservadas como em capoeiras e necessita de intensa luz solar para a sua sobrevivência. É indicada para reflorestamentos de áreas destinadas à preservação, e suas mudas possuem rápido crescimento.
Floração: Floresce entre agosto e outubro.
Frutificação: Os frutos amadurecem entre novembro e janeiro.
Referências:
LORENZI, H. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil, vol. 1. 4. ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2002.
MELO, E. de. Polygonaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 25 Abr. 2014.
PIO CORRÊA, M. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil e das Exóticas Cultivadas. vol. 6. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1978.