Bauhinia forficata Link
Família: Fabaceae, a família botânica do feijão, do pau-brasil, do pau-sangue, do maricá, do jatobá e do monjoleiro.
Outros nomes: casco-de-vaca, mororó, pata-de-boi, unha-de-vaca.
Distribuição Geográfica: É uma espécie nativa e não endêmica do Brasil. Ocorre em áreas de Mata Atlântica, nos Estados de AL, BA, PE, ES, MG, RJ, SP, PR, RS e SC.
Características: Árvore de pequeno porte, medindo entre 5 e 9 m de altura. Seu tronco é curto e tortuoso, com 30 a 40 cm de diâmetro, coberto por casca cinzenta e com fissuras. As folhas são compostas, mas seus folíolos são unidos, se assemelhando a uma folha simples. As flores são brancas, grandes e solitárias, e os frutos são vagens achatadas que se abrem naturalmente liberando as sementes.
Usos
Alimentação: Não são encontrados registros de uso com este fim.
Madeira: A madeira é moderadamente pesada e de baixa durabilidade quando exposta. É usada para caixotaria e obras leves, além de lenha e carvão.
Uso medicinal: As folhas possuem propriedades antidiabéticas, além de serem empregadas contra diarreia, como diurética e antisséptica. Na medicina popular é aplicada também contra cistites, parasitoses intestinais e elefantíase.
Outros usos: É bastante ornamental, principalmente pela beleza das suas flores, sendo utilizada em paisagismo e cultivada em jardins. Além disso, devido ao pequeno porte, indicada para arborização urbana.
Curiosidades: O nome remete a forma das folhas dessa espécie, que lembram uma pata de vaca.
Informações Ecológicas: A pata-de-vaca é uma espécie pioneira, característica de florestas com altos índices de chuva. Necessita de muita luz solar para sobreviver e ocorre principalmente em planícies úmidas. As mudas possuem crescimento moderado a rápido e a espécie é indicada para conservação de solos e plantios mistos em áreas degradadas.
Floração: Floresce entre outubro e janeiro e as flores são melíferas e polinizadas por morcegos.
Frutificação: Os frutos amadurecem em julho e agosto
Referências:
BACKES, P. & IRGANG, B. Árvores do Sul: Guia de Identificação & interesse Ecológico, As principais Espécies Nativas Sul-Brasileiras. Porto Alegre, RS: Instituto Souza Cruz, 2002.
CARVALHO, P.E.R. Espécies Arbóreas Brasileiras. vol. 1. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2003.
LORENZI, H. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil, vol. 1. 4. ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2002.
LORENZI, H. & MATOS, F.J. de A. Plantas Medicinais no Brasil: nativas e exóticas. 2.ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008
VAZ, A.M.S.F. Bauhinia in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 25 Abr. 2014