Pacová-de-macaco

Swartzia langsdorffii Raddi

Família: Fabaceae, a família botânica do feijão, do pau-brasil, do pau-sangue, do maricá, do jatobá e do monjoleiro. 

Outros nomes: jacarandá-banana, jacarandá-de-sangue, banana-de-papagaio.

Distribuição Geográfica: É uma espécie nativa e endêmica do Brasil. Ocorre somente na Mata Atlântica, nos Estados de MG, RJ e SP.

Características: Árvore de 8 a 14 m de altura e diâmetro de tronco de 40 a 60 cm. As folhas compostas e lisas. As flores são brancas com amarelo e os frutos são vagens que, quando maduras, se abrem deixando as sementes à mostra.

Usos

Alimentação: Não é encontrado registro de uso para este fim.

Madeira: A madeira é moderadamente pesada e de média durabilidade. É utilizada na construção civil, em obras internas e externas e na marcenaria e carpintaria. 

Uso medicinal: Não é encontrado registro de uso para este fim.

Outros usos: É uma espécie bastante ornamental na época de sua floração e utilizada no paisagismo.

Curiosidades: O nome Pacová-de-macaco, no Tupi, remete a esta espécie. No entanto, o significado literal de pacová nessa língua, vem de “pacobá” e significa “o que é tirado da bananeira”, ou ainda uma erva de outra família de plantas.

Informações Ecológicas: O Pacová-de-macaco pode ser considerado uma espécie clímax, que não perde suas folhas e prefere locais sombreados. É encontrado no interior de florestas bem preservadas e o crescimento das mudas é lento. Os frutos atraem a fauna e é indicada para plantio de reflorestamento em áreas degradadas e de preservação permanente.

Floração: Floresce de entre os meses de setembro e janeiro.

Frutificação: Os frutos amadurecem entre fevereiro e abril. O arilo que envolve as sementes é utilizado como alimento por diversos animais.

Referências:

Di DOMENICO, H. Léxico Tupi-Português: com aditamento de vocábulos de outras procedências indígenas. Taubaté, SP: UNITAU, 2008.

LORENZI, H. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil, vol. 1. 4. ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2002.

MANSANO, V.F.; PINTO, R.B.; TORKE, B.M. Swartzia in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 16 Mai. 2014.

PIO CORRÊA, M. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil e das Exóticas Cultivadas. vol. 5. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, 1984.