
Cecropia pachystachya
Família: Malvaceae, a família da paineira, do algodão, do embiruçu e da castanha-do-maranhão.
Outros nomes: Camacan, mutamba, fruta-de-macaco, embira, embireira, guamaca, periqueteira, guaxima-macho, araticum-bravo.
Distribuição Geográfica: É uma espécie nativa e não endêmica do Brasil. Ocorre na Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, nos Estados do AC, PA, RO, AL, BA, PE, SE, GO, MS, MT, MG, SP, PR, RS e SC.
Características: Árvore geralmente de 7 m a 14 m de altura, e diâmetro do tronco de 30 a 50 cm. As folhas são simples, pilosas e com a borda serrada. As flores são amarelas, muito pequenas e ficam dispostas em inflorescências. Os frutos são cápsulas de cor roxa escura.
Usos
Alimentação: Não é encontrado registro de uso para este fim.
Madeira: A madeira é leve e durável quando protegida da umidade. É utilizada na parte interna de construções, confecção de tonéis, caixotaria e para fazer pasta celulósica. O lenho produz carvão que pode ser usado para fazer pólvora de boa qualidade.
Uso medicinal: Não é encontrado registro de uso para este fim.
Outros usos: Tem porte muito bonito e é utilizada como planta ornamental. Além disso, a casca pode ser utilizada para fazer cordas.
Curiosidades: O nome Camacan vem do Tupi “cambá-acã” e significa cabeça-de-negro, em referência aos frutos dessa espécie.
Informações Ecológicas: É uma espécie pioneira, que perde parte de suas folhas em determinada época do ano. O Mutambo vive bem em locais ensolarados e é característico de florestas secundárias. Seus frutos são muito procurados por macacos e diversos animais e o crescimento das mudas no campo é rápido, fazendo dele uma espécie que não pode faltar em plantios mistos de reflorestamento.
Floração: Floresce de do final de setembro a início de novembro.
Frutificação: Os frutos amadurecem em agosto e setembro.
Referências:
Di DOMENICO, H. Léxico Tupi-Português: com aditamento de vocábulos de outras procedências indígenas. Taubaté, SP: UNITAU, 2008.
ESTEVES, G. Guazuma in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 18 Mai. 2014.
LORENZI, H. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil, vol. 1. 4. ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2002.
PIO CORRÊA, M. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil e das Exóticas Cultivadas. vol. 1. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1926.