
Posoqueria latifolia (Rudge) Schult.
Família: Rubiaceae, a família botânica do café e do jenipapo.
Outros nomes: baga-de-macaco, fruto-de-macaco, pau-de-macaco, bacupari-miúdo.
Distribuição Geográfica: É uma espécie nativa e endêmica do Brasil. Ocorre na Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, em quase todos os Estados do país, exceto no TO, PI, CE, RN e MS.
Características: Árvore de 4 a 8 m de altura com copa piramidal e diâmetro do tronco de 20 a 30 cm. As folhas são simples, lisas e rígidas. As flores são de cor branca ou creme, muito vistosas e ficam dispostas em inflorescências. Os frutos são arredondados e passam da cor verde a amarela quando ficam maduros.
Usos
Alimentação: Não é encontrado registro de uso para este fim.
Madeira: A madeira é moderadamente pesada, com boa resistência mecânica e durabilidade. É utilizada na marcenaria, tornearia, confecção de cabos de ferramentas e peças de adorno, e na carpintaria de uso interno. Também é utilizada para lenha e carvão.
Uso medicinal: Não é encontrado registro de uso para este fim.
Outros usos: É uma espécie com bom potencial para paisagismo.
Curiosidades: A maior parte de seus nomes populares vem do fato de seus frutos serem muito apreciados por macacos.
Informações Ecológicas: É uma espécie secundária e que não perde suas folhas. É mais encontrada em terrenos com solos argilosos e férteis, como planícies aluviais, beira de rios e fundo de vales. Os frutos atraem a fauna e é muito indicada para plantios mistos de recuperação de áreas degradadas e enriquecimento de florestas primárias.
Floração: Floresce entre os meses de outubro e dezembro.
Frutificação: Os frutos amadurecem a partir de junho e são muito procurados por aves e macacos.
Referências:
BACKES, P. & IRGANG, B. Árvores do Sul: Guia de Identificação & interesse Ecológico, As principais Espécies Nativas Sul-Brasileiras. Porto Alegre, RS: Instituto Souza Cruz, 2002.
BACKES, P. & IRGANG. Mata Atlântica: As Árvores e a Paisagem. Porto Alegre, RS: Paisagem do Sul, 2004.
BARBOSA, M.R. Posoqueria in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em:
LORENZI, H. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil, vol. 2. 2. ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2002.