Jacaranda mimosifolia D. Don
Família: Bignoniaceae, a família botânica dos ipês e dos jacarandás.
Outros nomes: flamboyant-azul.
Distribuição Geográfica: O Jacarandá-mimoso não é nativo do Brasil e ocorre em diversos países. Pode ser encontrado principalmente nos Estados da região Sul e no interior do país.
Características: Árvore de 12 a 15 m de altura e casca escura e fissurada que se desprende em placas. As folhas são compostas, com folíolos bem pequenos e de cor verde escuro. As flores são de cor lilás, podendo apresentar tons azuis ou violáceos, e ficam dispostas em inflorescências no final dos ramos. Os frutos são como cápsulas que se abrem liberando as sementes aladas, que são dispersas pelo vento.
Usos
Alimentação: Não é encontrado registro de uso para este fim.
Madeira: A madeira é de cor branca e utilizada na confecção de forros, em trabalhos leves e na caixotaria em geral.
Uso medicinal: Não é encontrado registro de uso para este fim.
Outros usos: É uma espécie muito ornamental devido à beleza quase indescritível durante sua floração, sendo empregada no paisagismo e arborização urbana. O fruto é usado em artesanato e confecção de bijuterias.
Curiosidades: O Jacarandá-mimoso tem origem na Argentina, Bolívia e Paraguai. No Brasil apresenta maior floração em locais distantes da costa.
Informações Ecológicas: É uma espécie que perde totalmente suas folhas na época da floração e é bastante rústica, preferindo locais ensolarados. O Jacarandá-mimoso apresenta rápido crescimento e produz grande quantidade de sementes por ano. Apesar de não ser nativo do Brasil, tem sido empregado em plantios de reflorestamento.
Floração: Floresce de outubro a novembro. Pode ocorrer uma segunda floração, em menor intensidade, de dezembro a fevereiro.
Frutificação: Por ser uma espécie que não ocorre naturalmente no país seu período de frutificação é incerto, mas sabe-se que os frutos permanecem na árvore por muito tempo.
Referências:
LORENZI, H.; SOUZA, H.M.; TORRES, M.A.V; BACHER, L.B. Árvores exóticas no Brasil: madeireiras, ornamentais e aromáticas. 1. ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2003.
SCIPIONI, M.C. Jacaranda mimosifolia. Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Ciências Rurais. 2013. Disponível em: