Goiaba-vermelha

Psidium guajava L.

 

Família: Myrtaceae, a família botânica da jabuticaba, pitanga, e do cambuci.

 

Outros nomes: Araçá-das-almas, Araçá-goiaba, Araçá-guaçu, Araçá-mirim, Araçaíba, Araçauaçu, Goiaba-maçã, Goiabeira, Goiabeira-branca, Goiabeira-vermelha, Guaiaba, Guaiava, Guaiba, Guava, Guiaba, Mepera.

 

Distribuição Geográfica: compreende aproximadamente 110 a 130 espécies, distribuídas assim por toda América tropical. Muitas espécies são concentradas na Amazônia e no sul do México. No Brasil, são encontradas 9 espécies de Araçá no Estado de Santa Catarina.

 

Características: Pequeno a médio porte, 4 a 8 metros de altura. Fruto redondo a oblongado, 10 a 12 cm, casca externa verde claro, polpa vermelha ou branca macia, com muitas sementes pequenas.

 

Usos

 

Alimentação: Além de consumida pela fauna e pelas pessoas, serve para sucos e doces. Sendo uma fruta de sabor considerável doce e particular, ela é usada tanto para o consumo dela fresca, quanto em forma de geleias, compotas e sucos.

 

Madeira: Moderadamente pesada, dura, muito elástica, compacta, moderadamente durável

 

Uso medicinal: é usada na medicina popular como anti- malárico, a infusão das folhas é usada para tratamento de febre, diarréia, e como tônico psiquiátrico. É referido também o uso do seu chá, em bochechos e gargarejos no tratamento de inflamações da boca e da garganta ou para lavar feridas e úlceras.

 

Outros usos: A goiaba, também, é muito empregada nas indústrias de néctar, suco, refrigerantes, compota, biscoitos e muitos outros produtos, além de ser amplamente consumida como fruta seca e fresca.

 

Curiosidades: No Brasil a produção da goiabeira é importante tanto pelo seu valor nutritivo, quanto pelo incremento da produção agrícola e no potencial de exportação. Frutos são ricos em vitamina C, mais do que a laranja ou o limão.

 

Informações Ecológicas: Essa espécie não pode faltar em projetos de reflorestamentos, pois a planta é muito rústica quando em solos fracos e a pleno sol.

 

Floração: A flor aberta é branca, fragrante e mede 1,2 cm de diâmetro. As flores são melíferas e indicadas principalmente como pasto apícola para as abelhas. O período de floração geralmente ocorre de setembro a novembro e a colheita, de dezembro a março.