Dedaleiro

Lofoensia pacari A. St.-Hil.

Família: Lythraceae 

Outros nomes: Conhecida também como Mangava-brava, Louro-da-serra, Mangaba-brava, Copinho, Dedal, Pacuri , Copinho-dedal , Bicho-de-pau , Pacari, Candeia-de-caju, Mangabeira-brava.

Distribuição Geográfica: Ocorre no cerrado, nos estados do Paraná, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Encontrada também no Paraguai.

Características: O Dedaleiro é uma espécie arbórea com 5-18 metros de altura, tronco com 30-60 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada. As folhas são do tipo simples, opostas, coriáceas, com margem ondulada e glabras em ambas as faces. As flores do Dedaleiro possuem coloração esbranquiçada e estão dispostas em inflorescências. Os frutos são cápsulas lenhosas contendo sementes aladas.

Usos

Alimentação: Não possui na literatura, a descrição do uso para a alimentação.

Madeira: Moderadamente pesada, dura, textura fina, brilho pouco acentuado e de grande durabilidade quanto em contato com o solo. 

Uso medicinal: a casca é usada como cicatrizante e o pó obtido da folha seca é usado no tratamento da gastrite e úlcera.

Outros usos: É utilizada para obras externas internas e, além disso, é utilizada na arborização urbana e na recuperação de áreas degradadas.

Curiosidades: e a base da flor é usada como dedal, daí o nome popular, dedaleiro. De sua casca, madeira e sementes podem ser extraídos corantes para tecidos. 

Informações Ecológicas: Planta decídua, indiferente às condições físicas do solo, característica da floresta de altitude (semidecídua e de pinhais), entretanto, também encontrada no cerrado. Ocorre principalmente nas formações secundárias como capoeiras e capoeirões. Sua dispersão é ampla, porém descontínua. As espécies de árvores nativas como o DEDALEIRO são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos.

Floração: Floresce a partir de outubro/março e possui flores branco-amareladas