Urubus à vista!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Hoje eu fui ao Mirante do Urubu, situado no Parque da Catacumba, Rio de Janeiro.  A vista era lindíssima e a atração principal era mesmo o urubu. Consegui algumas fotos deles. Acho que eram urubus-de-cabeça-preta. O binóculo ajudou para ver uma revoada ao longe.

Na trilha de ida, eram 20 minutos repletos de pássaros e seus ninhos, cupinzeiros, insetos e, principalmente, escadas… Queria que fossem rolantes!

Quando estávamos andando, achamos um lagarto perto da vegetação, pequenininho.  Formigas carregavam frutinhas, elas conseguem levar nas costas até 20 vezes o peso delas. Meu pai colocou uma na mão, daquelas vermelhas venenosas e ela tentava ferroar ele… Eu, claro, não fiquei para ver essa cena!

O legal desse passeio é que no caminho tem várias plaquinhas com pistas. Só quando a pessoa chega ao topo, elas falam qual animal é. Tipo um o que é?  o que é? sobre a fauna do parque. As dicas são sobre um animal, mas eu não consegui descobrir. Era muito difícil… Uma dizia que os machos são completamente diferentes das fêmeas e que o nome popular do animal é devido à coloração do corpo…  Conto a resposta no final do texto… ou não!

Ainda com mais 5 minutos de trilha, chegamos ao Mirante do Sacopã. Lá também tem uma vista incrível e, geralmente, quem fica para admirar a paisagem, acaba abrindo a mochila e pegando o lanche. Foi o que eu fiz!
A trilha parecia cenário de Hollywood em filme de ficção científica… No meio da floresta, fiquei preocupado de ver alienígenas por lá. Nessa hora eu pensei… Quem vai procurar urubu podendo ter o predador por perto? Nunca se sabe… Ok… Melhor estar atento… Mas, de predadores, só vi os da natureza mesmo… Aranhas interessadas em moscas e não em humanos.
Depois disso tudo e para quem tem nervos de aço e não está completamente exausto, ainda tem um local com arvorismo e tirolesa.

A única coisa que não gostei foi que, de vez em quando, via alguma garrafa pet, tampinhas ou sacos plásticos no chão. Acho que as pessoas deveriam carregar seu próprio lixo. A natureza agradece e eu também!

E a resposta da charada é…

Johann Neves , 9 anos, estudante

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário