Passarinhos, soltos a voar… Bem cedo!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Marquei de observar pássaros às 6hs, em Teresópolis, com um grande ornitólogo chamado Fernando Pacheco. Sinceramente, eu era um jovem inconsequente naquela época, marcar para acordar antes das seis da manhã… Fala sério!!! Nisso, o Pombo é legal, eu posso acordar às 16hs porque ele fica todas as horas na rua!

Fui ao encontro na hora marcada, saí do quarto da pousada e ouvi os passarinhos cantando. Milhares e milhares. O som era LINDO! Valeu a pena cada segundo! O primeiro passarinho que eu vi, foi um Sabiá Laranjeira. Ele tem esse nome por causa do ventre alaranjado e não porque come laranjas.

Logo depois, apareceram alguns Quero-quero. Descobri que eles estavam com filhote e voavam para protegê-lo.  Já que eles não têm o hábito de construir ninhos, o filhote anda pelo chão e consegue se alimentar sozinho. Acho que nos consideravam ameaças em potencial. Voavam ao redor da gente e um deles acabou esbarrando em mim. Foi bem legal!

Em seguida, nós vimos vários pássaros voando. Alguns Gaviões Carijó, Rolinhas e Andorinhões que, ao contrário do que parece, não são tão parentes das Andorinhas.  Andorinhas e Andorinhões… Os nomes em inglês são bem diferentes, mas a tradução ficou assim bem parecida.

Seguimos caminho e encontramos, um Sanhaço de Encontro Amarelo, mas eu o chamava de assanhado de encontro amarelo. Ele tem esse nome, pois seu corpo é cinza e suas asas são amarelas, então elas se destacam.

Andando mais um pouco achamos uma Ararinha Maracanã e minha mãe deu graças a Deus quando soube que a ararinha é um ser monogâmico!

As aves que parecem tão simples têm uma vida complexa, então precisamos preservá-las.  Elas polinizam as flores e mantém o controle de insetos.

E desta vez, fiz o passeio todo sem tocar no assunto comida! Confesso que fui correndo para o café da manhã e comi o suficiente para o texto inteiro.

 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário