Países pobres são ‘lixão’ de resíduos eletrônicos dos países ricos

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou na última sexta-feira (18) um relatório afirmando que os países em desenvolvimento são o destino de 80% do lixo produzido nas nações ricas, mas que carecem de infraestruturas, regulamentação e tecnologias apropriadas para realizar a reciclagem da maior parte desses resíduos, já que a quantidade material é muito vasta.

Segundo o documento, Boa parte do lixo eletrônico exportado é enviado ilegalmente, e esses resíduos acabam indo parar em países em plantas de reciclagem informais em países como China, Índia, Gana e Nigéria. O problema é que muitas vezes esse lixo é reexportado para outros países como Cambodja e Vietnã, que não tem a mínima condição de dar fim aos resíduos.

O documento fala também que na América Latina a maior parte dos países ainda precisa elaborar uma legislação sobre o tema, mas que houve avanços recentes na região, como na Costa Rica, o primeiro país latino-americano a criar uma legislação nacional específica sobre o tema.

Fonte:
IG

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário