Gasland 2 continua a alertar sobre perigo de extração de gás natural

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

É complexo falar de energia limpa diante do impacto que cada forma de geração apresenta. Estudos denunciam morte de pássaros por turbinas eólicas, petróleo e seus derivados poluem oceanos, carvão devasta florestas.

Com o gás natural não é diferente. O método conhecido como “fraturamento hidráulico” é condenado pelo autor do documentário por oferecer riscos ao meio ambiente e à saúde de quem vive nos locais de exploração.

A extração de gás natural por meio de fraturamento hidráulico é considerada uma alternativa diante do esgotamento das reservas naturais mais acessíveis. Para extrair o gás, é preciso “explodir” as rochas. O processo começa com uma perfuração até a camada rochosa de xisto. Após atingir uma profundidade de mais de 1,5 mil metros, uma bomba injeta água com areia e produtos químicos em alta pressão, o que amplia as fissuras na rocha. Este procedimento liberta o gás aprisionado, que flui para a superfície e pode então ser recolhido.

Em Gasland 2, é possível ter acesso à depoimentos de pessoas de diferentes lugares e classes sociais que foram impactadas pela extração. Um aspecto curioso é que o prejuízo vem para todos. Dos mais humildes aos abastados. Casas milionárias são vendidas a preços baixíssimos diante da contaminação do lençol freático.

O documentário aborda a realidade dos EUA que pode chegar ao Brasil. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), com o fraturamento hidráulico o Brasil poderia chegam à 10ª posição no ranking de maiores reservas mundiais de gás de xisto, também conhecido como gás não convencional. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) pretende realizar em outubro um leilão sobre a exploração desse gás. As bacias cotadas para entrar nesta rodada são a do Parecis (MT), do Parnaíba (entre Maranhão e Piauí), do Recôncavo (BA), além das bacias do rio Paraná (entre Paraná e Mato Grosso do Sul) e do Rio São Francisco (entre Minas Gerais e Bahia).

Entre os principais impactos ambientais alertados pelos especialistas estão a contaminação da água e do solo, riscos de explosão com a liberação de gás metano, consumo excessivo de água para provocar o fracionamento da rocha, além do uso de substâncias químicas para favorecer a exploração. Ainda há a preocupação de que a técnica possa estimular movimentos tectônicos que levem a terremotos.

GASLAND 2 HBO trailer from JFOX on Vimeo.

Fontes:

Tree Hugger

Deutsche Welle Brasil

Gasland – The Movie

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário