Fibra de coco vira painel solar no Ceará

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O engenheiro e ambientalista Fernando alves Ximenes acabou de criar no Ceará um painel fotovoltaico e térmico composto por fibras de coco. O sistema levou seis anos de desenvolvimento para ser concluído e só depende da aprovação do governo federal para ser instalado nas casas dos brasileiros. Apesar de não ter ainda uma instalação oficial, o primeiro exemplar da placa já funciona no Itainga, região metropolitana de Fortaleza.

O equipamento, que foi recusado pelo programa “Minha casa, minha vida” no ano passado por ser financeiramente inviável, hoje já começa a custar mais barato; passou de R$3.000 para R$2.300. Como o clima nas cidades do Nordeste é extremamente propício para a microgeração de energia solar, o sistema PVT ( Photo Voltaica Térmica) além de ser um produto nacional, é mais ecológico do que as outras placas produzidas até agora.

Fonte:
Ciclo Vivo

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário

Green Nation
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.