Esportes na natureza

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Sensação de liberdade, respirar ar puro, sentir o cheiro da floresta, deliciar-se nas águas do mar e lavar a alma na queda de uma cachoeira, esses são alguns dos argumentos que os corações aventureiros alegam sobre a maravilha dos esportes de aventura.

Diferentes dos esportes tradicionais, não tem como objetivo principal a competição, embora alguns desenvolvam essa prática. Eles acabam sendo mais prazerosos, pois a doação do participante se dá de maneira harmoniosa, não só com meio ambiente, mas também com o próprio limite do corpo.

Segue lista com dicas de eco aventura na natureza:

TREKKING
Caminhada que leva de um ponto a outro por meio de trilhas em florestas. O percurso vai depender da trilha e pode ser curto, longo ou até mesmo levar dias.

Pré-requisitos: Exige leve condicionamento físico cardiovascular e muscular. Também não precisa de tantos equipamentos de segurança.

O que você precisa: Calçados resistentes e confortáveis, calças (de preferência sintéticas, que permitam a evaporação da água com rapidez), mochilas (vai depender do tamanho da trilha), bastão de caminhada (stake), repelentes naturais, caixa de fósforos, canivete, lanterna (de preferência ecológica), comidas leves (frutas, barras de cereal, biscoitos), saquinhos para armazenar o lixo e um GPS (espécie de bússola digital que facilita traçar caminhos por meio de imagens enviadas por satélite).

Não esquecer: Recolha todo o lixo, evite fazer fogueiras, ande somente na trilha!

ARBORISMO
O arborismo, ou arvorismo, consiste na travessia de plataformas montadas no alto de árvores, ultrapassando obstáculos como pontes, tirolesas e escadas. Ele é muito praticado no turismo de aventura, para lazer e recreação.

Pré-requisitos: Atenção e cuidado. Por ser praticado no alto, deve-se sempre evitar uma queda.

O que você precisa: Para praticar o arborismo é necessário ir a um lugar que tenha a estrutura necessária. Lá, você terá um cinto com trava de segurança e capacete. Para praticar, vá de short ou bermuda, e um tênis confortável.

RAPEL
Descida com auxílio de corda e uma espécie de cadeira. Normalmente esse esporte é feito em cachoeiras e montanhas.

Pré-requisitos: Coragem e força são os principais requisitos.

O que você precisa: Corda (precisam ser de alta qualidade, as mais utilizadas são as de poliamida), mosquetão ( espécie de argola de alumínio ou aço, utilizada para prender a corda), freio (ligação entre a corda e o praticante) e cadeirinha (feita em nylon resistente, mantém o praticante preso à corda em caso de escorregão).

Não esquecer: Recolha o lixo e respeite os animais ao redor.

ESCALADA
Consiste em explorar montanhas com técnicas e equipamentos de segurança. Não deve ser feito sozinho ou com pessoas inexperientes.

Pré-requisitos: É necessário bom preparo físico, resistência e flexibilidade. Para os iniciantes é indicado começar em paredes artificiais, que simulem as características da montanha.

O que você precisa: Capacete (essencial nas escaladas em rocha porque é comum rolarem pedregulhos montanha abaixo), mosquetão ( espécie de argola de alumínio ou aço, utilizada para prender a corda), sacos de magnésio (utilizado para armazenar pó de magnésio. A substância é usada para manter secas as mãos do praticante), corda ( precisam ser de alta qualidade), sapatilha (calçado especial confeccionado com borracha bastante aderente), cadeirinha (mantém o praticante preso à corda em caso de escorregão) e freios (usados em casos de escorregões ou trancos).

Não esquecer: Recolha o lixo e respeite os animais ao redor.

RAFTING
Esporte de equipe que tem por objetivo descer rios com corredeiras a bordo de botes infláveis.

Pré-requisitos: É preciso conhecer as corredeiras antes de se aventurar. O treino e a sintonia da equipe têm que ser fortes. A escala vai do nível I ao VI. Para os iniciantes é recomendado praticar rafting apenas em rios de classificação I e II, que apresentam corredeiras lisas, estáveis e pequenas, chegando no máximo a 1m de altura.

O que você precisa: Capacete (utilizados para absorver impactos durante a prática), colete salva-vidas (até para quem sabe nadar e deve ficar bem preso ao corpo), calçados (específicos para esse esporte, feitos de borracha e com sola antiderrapante) e roupa de neoprene (mantém a temperatura do corpo).

Não esquecer: Faça esse esporte apenas em lugares autorizados. Sempre recolha seu lixo!

MERGULHO
Atividade que integra o mergulhador a natureza. É menos radical que os outros esportes.

Pré-requisitos: No mergulho livre basta saber nadar e estar acompanhado. Já no mergulho autônomo, que se atinge uma determinada profundidade, é preciso ter treinamento específico. Natação é um bom passo para o treinamento respiratório.

O que você precisa: Snorkel (respirador utilizado no mergulho livre), roupa de neoprene, cilindro (carrega o ar comprimido que o mergulhador respira quando está embaixo d´água), nadadeiras e mascara (permite a visão sem entrar água nos olhos).

Não esquecer: Tomar cuidado para não pisar nos corais, mergulhar em áreas autorizadas e não jogar comida para os animais marinhos sem autorização.

SURFE
O objetivo é desafiar o mar e ficar em pé na prancha. Um dos esportes marinhos mais difíceis, pois requer muita prática.

Pré-requisitos: Para surfar, é preciso reunir uma série de habilidades físicas ao mesmo tempo, como força, equilíbrio, resistência e flexibilidade. Saber nadar é obrigatório!

O que você precisa: Prancha, leash (fio conectado à prancha que deve ser preso ao tornozelo), parafina (é utilizada para manter o surfista sobre a prancha e evitar os escorregões) e roupa de neoprene (utilizada para manter a temperatura do corpo ao surfar no inverno ou em mares de água fria).

Não esquecer: Respeitar os surfistas locais e recolher sempre o lixo.

STAND UP PADDLE
No Stand Up Paddle o praticante fica em pé em cima de uma prancha, e com um remo, se movimenta para os lugares que quer ao mesmo tempo em que deve manter seu equilíbrio. O esporte pode ser praticado de várias formas, já que varia de acordo com o local em que está sendo praticado.

Pré-requisitos: Para praticar o Stand Up Paddle é preciso ter força de vontade e resistência, por causa das remadas, ao mesmo tempo em que é preciso ter também equílibrio, já que o praticante ficará o tempo todo em cima de uma prancha, podendo sofrer com a influência de ondas e do vento, além da própria velocidade adquirida em cima da prancha durante a prática.

O que você precisa: Prancha, leash, remo, protetor solar, macacão com cinto para garrafinha com água.

Não esquecer: remar certo e tomar cuidado para não perder o remo.

Embora esses esportes aproximem o homem das questões ambientais, é preciso saber como atuar de forma ética e consciente. O conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável é essencial para a preservação do planeta, até para que as futuras gerações possam usufruir deste mesmo espaço.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário