Eco-Critérios da Moda Sustentável

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Muito se fala sobre sustentabilidade na moda, mas com o crescimento do mercado se tornam também necessárias mais informações sobre os produtos e marcas com práticas sustentáveis.

Em nossas pesquisas detectamos alguns critérios, ou melhor, eco-critérios. Confira abaixo alguns eco-critérios, muito utilizados nos mercados mais desenvolvidos como a Inglaterra e Alemanha e que já vem sendo absorvidos pelo mercado nacional.


Os critérios são necessários para alertar e informar sobre a moda ligada às questões sociais e ambientais. O trabalho escravo na moda precisa acabar.

.* Fair trade ou Comércio Justo: responsabilidade pelos direitos humanos e condições de trabalho. O Fair Trade também é um selo mundialmente conhecido e respeitado.

* Valorização das habilidades locais, ou seja, design e fabricação em sua comunidade local.

* Feito a Mão, também chamado de demi-couture (meia alta costura) e feitos por encomenda incentivando o slow fashion e promovendo uma moda com mais qualidade.

* O uso de materiais naturais e orgânicos. Usando materiais renováveis como fibras naturais, sementes, madeiras certificadas e tecidos orgânicos, não só valorizamos uma identidade que é só nossa, como também diminuímos drasticamente o impacto negativo da indústria de moda no meio ambiente. Vale frisar que o consumidor final  tem grande papel na moda sustentável, ou seja, assim que começarmos a pressionar o mercado, as marcas se interessarão em pesquisas e tecnologias para uso desses materiais.

* O uso de materiais reciclados ou técnicas de reciclagem.


Coluna EcoEra na Revista Estilo: cada vez mais o mercado se profissionaliza e os consumidores se tornam mais exigentes e informados.

* O uso do Vintage promovendo um ciclo de vida maior às roupas. Eu amo garimpar em Brechós e encontrar peças de muita qualidade e únicas.

* O uso do Upcycling , clique nesse link para saber mais sobre essa técnica.

* Utilização de materiais ou processos que não envolvam crueldade animal.

* Tingimento ecológico.

* Redução do desperdício de materiais usando técnicas de modelagem e costura.

* Marketing verde, ou seja, responsabilidade no uso de tags, etiquetas, cartões de visita e embalagens.

* Responsabilidade Social e envolvimento em projetos sociais

* Selos e certificados.

E devido a uma grande demanda de perguntas e dúvidas sobre como identificar um produto de DNA sustentável, o SSE sentiu a necessidade de criar categorias, ou o que chamam de selos SSE.

 

Fique de olho neles e se você tiver alguma dúvida fale comigo no site SSE ou na nossa página do FB.

bjs

Chiara

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário