Casamento ecológico e sustentável

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O casamento é um momento muito importante na vida das pessoas. É a hora em que dois seres humanos mostram para os seus queridos o momento de comunhão com a pessoa que escolheu para passar o resto da vida. Já a sustentabilidade, apesar de ser um conceito relativamente novo, vem mudando a vida das pessoas e tornando melhor a convivência das mesmas não só com o meio ambiente, mas também uma com as outras. Pensando nisso, o Green Nation traz agora algumas dicas que podem te ajudar a fazer do seu casamento uma cerimônia mais memorável e sustentável. Veja abaixo o que pode ser feito:

 

Local: Hoje em dia diversos casamentos são celebrados em locais abertos, como clubes, parques e espaços que utilizam  o ambiente ao redor, normalmente envolto de natureza e árvores. Esse tipo de espaço dispensa o uso de aparelhos como ventiladores ou climatizadores de ar, aproveitando a brisa natural, assim como pedem menos uso de lâmpadas, já que aproveitam a luz ambiente para a iluminação.

 

Vestimenta: Procure lojas que sejam conhecidas por terem desenhado vestidos ecológicos. Tente também dispensar o excesso de pano, caso o vestido seja comprado, pois assim você acabará ficando com menos espaço no seu guarda-roupa, só para guardar um item que provavelmente nunca mais irá usar. O aluguel de roupas é também uma boa pedida, já que o uso compartilhado da peça dá uma rotividade maior à roupa.

 

Horário: Já pensou em fazer o seu casamento de dia ? Durante o período diurno a luz pode ser aproveitada ao seu favor, para fazer do seu casamento um evento radiante e claro. Outro ponto interessante é o de que, dependendo do local onde o seu casamento esteja sendo realizado, você pode incluir na trilha sonora o barulho dos passáros.

 

Decoração: O melhor é usar móveis e decorações que não agridam o meio ambiente na hora de sua feitura. Para isso, procure sempre empresas que sejam ecologicamente responsáveis. Se a decoração já estiver no pacote de aluguel do local, tente saber se eles têm alguma certificação, procure referências e faça entrevistas com aqueles que organizarão a parte visual de seu casamento.

 

Festa: Na hora da festa, procure planejar bem o que será oferecido e também de que maneira. Evitando desperdícios, você poupa a natureza, já que utilizará menos luz e emitirá menos gases poluentes. Se a festa for realizada no mesmo local do casamento, você faz com que seus convidados não sejam obrigados a pegar os carros para se locomover, poluindo sua cidade.

 

Comidas: Dê prioridade para os alimentos orgânicos e produzidos de maneira responsável, assim você protege a saúde do meio ambiente e a sua ao mesmo tempo. Procure evitar as frituras, dando prioridade para os assados. Evite o desperdício de comida. Caso sobrem muitas coisas, que podem vir a estragar, distribua para quem precisa.

 

Bebidas: Hoje muitos mercados e destilarias tem em seu encarte/menu uma série de bebidas alcoólicas orgânicas, feitas com materiais que ajudam inclusive a prevenir / reduzir a ressaca no dia seguinte. Se o bolso não suportar o gasto com as bebidas orgânicas, tente ao menos colocar em sua festa bebidas artesanais, pois são feitas com menos riscos que as industrializadas.

 

Atividades na festa: Não são muito comuns, mas alguns casamentos pedem que noivos, padrinhos e convidados realizem algumas tarefas específicas, antes ou durante a cerimônia. Que tal no vídeo do casal e dos padrinhos vocês aparecerem plantando uma árvore ? Além de ser um ato muito bonito e recompensador, você ainda causa nos seus convidados a sensação de que sua união já está rendendo frutos.

 

Presentes para os noivos: Muitas vezes, os presentes que os noivos ganham acabam sendo repetidos, e isso leva ao desperdício e o entulhamento de itens que não serão usados posteriormente. É claro que nem todos podem fazer isso, mas aos que puderem, vale a pena pensar na sugestão de fazer do presente uma doação a iniciativas que tenham um cunho social ou ambiental forte. Assim, você acaba ficando ainda mais com a sensação de que fez algo a favor do seu planeta.

 

Lembranças para os convidados: Mudas de plantas podem ser uma ótima ideia de lembrança para seus convidados, e ainda torna o planeta um lugar mais verde e sustentável. Se for distribuir objetos, dê preferência aos que são produzidas usando matérias primas recicladas. O importante é distribuir lembranças que afetem de maneira boa o futuro não só dos presenteados, mas também daqueles que estão ao seu redor.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário