Bicho do Dia: Pica-pau-branco

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Melanerpes candidus – Também conhecido como birro, o pica-pau-branco mede até 29 centímetros de comprimento, cabeça, o pescoço e a região ventral são cobertas por penas brancas. As asas, o bico e os pés são negros. Possui uma mancha branca nas costas e uma faixa negra de cada lado da face, da base do bico até a nuca. A pele ao redor dos olhos é nua e amarela. Os olhos são azuis claros.

 

 
Tem hábitos diurnos e pode viver aos casais ou em pequenos grupos de até dez indivíduos. É encontrado em campos, pastos, capoeiras, áreas rurais e até mesmo em centros urbanos. Típico da América do Sul, é encontrado na Argentina, no Paraguai, Uruguai, Bolívia e Suriname. No Brasil, é encontrado praticamente por todo o território.
 
É uma ave que vocaliza bastante. Costuma gritar com frequência tanto durante o voo como também quando encontra-se pousado.
 
Alimenta-se de larvas, insetos, grãos, sementes e mel. Caça os insetos como as demais espécies de pica-pau, batendo levemente com o bico no tronco até encontrar uma parte oca. Assim que encontra, bate mais forte, até abrir um buraco e conseguir pegar as larvas. Costuma também atacar vespeiros e colmeias de abelhas.
 
Constrói o ninho em ocos de árvores secas e palmeiras. A fêmea bota de três a quatro ovos que são incubados pelo casal por aproximadamente 20 dias.
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção.

 
Conheça o site Notícia Animal

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário