Bicho do Dia: Papagaio-tucumã

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Amazona tucumana – O papagaio-tucumã, também conhecido como papagaio-de-testa-vermelha, é encontrado em florestas de altitude da Argentina e da Bolívia.
 

 

 
Mede até 31 centímetros de comprimento e pesa até 400 gramas. A plumagem é verde e a testa é vermelha. A cauda e as asas apresentam penas vermelhas, amarelas e azuis. A pele ao redor dos olhos é branca e o bico é cinza. Os pés são escuros e a íris é laranja. Não apresenta dimorfismo sexual.
 
Sua plumagem funciona como camuflagem, sendo muito difícil avistá-lo quando pousa nas copas das árvores. É difícil de ser visto, mas não de ser ouvido – seu grito é estridente e pode ser escutado a longas distâncias.
 
Tem hábitos diurnos e gregários, vivendo em bandos de até cem aves. Gosta muito de banhar-se na chuva e em poças de água. Alimenta-se de frutas, sementes, castanhas, flores e brotos.
 
É uma ave monogâmica – o casal permanece unido por toda a vida. A fêmea bota de dois a quatro ovos em ocos de árvores. O período de incubação é de 25 dias. Assim que nasce, os filhotes são alimentados pelo pai. Durante a incubação e os cuidados com os recém-nascidos, o papagaio-tucumã torna-se agressivo e defende seu território de invasores e predadores.
 
É uma espécie ameaçada de extinção devido ao desmatamento e ao tráfico para ser vendido como animal de estimação.
 

Conheça o site parceiro Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário