Bicho do Dia: Marianinha

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Pionites leucogaster – Também conhecida como marianinha-de-cabeça-amarela, a marianinha é um psitacídeo (família das araras e papagaios) encontrado do nordeste do Brasil até a Bolívia e o Peru. Habita florestas e capoeiras, mas pode ser avistada também em áreas rurais, como em plantações de eucalipto e palmeiras.

 
 
Mede até 23 centímetros de comprimento e pesa até 170 gramas. A face é amarela, com uma faixa laranja no topo da cabeça, região ventral e peito brancos, asas, cauda e região dorsal na cor verde e amarelo na parte inferior do abdome. O bico é rosado e a pele ao redor dos olhos é nua e branca. Os olhos desta ave são vermelhos. Não há dimorfismo sexual.
 
Tem hábitos diurnos e gregários (os bandos, no entanto, não costumam ser grandes). Pode ser avistada em companhia de outras espécies, como maitacas. Alimenta-se de frutos, flores, néctar e sementes.
 
Nidifica em ocos de árvores. A fêmea bota, em média, dois ovos, que são incubados por ela por até 27 dias. Durante este período, cabe ao macho levar comida até a fêmea. Quando os filhotes nascem, ambos os pais dividem os cuidados, como proteção e alimentação.
 
É uma espécie classificada como vulnerável à extinção, pois sofre com a perda de habitat e captura para o comércio ilegal de animais silvestres. 

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário