Bicho do Dia: Mandril

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Mandrillus sphinx – O mandril é um dos maiores macacos do mundo. Pode medir até 80 centímetros de comprimento, 60 centímetros de altura (do ombro até o chão) e pesar até 37 quilos (as fêmeas são bem menores do que os machos, aproximadamente um terço do tamanho). O que mais chama a atenção nesse primata é o colorido de sua face. O focinho é comprido e vermelho com faixas azuis nas laterais. O focinho da fêmea apresenta as mesmas cores, mas são menos chamativas.

 

 
Além do rosto, as nádegas deste animal também apresentam as cores vermelho e azul. Os quatro membros têm aproximadamente o mesmo comprimento, a cauda é curta (aproximadamente oito centímetros) e os dentes caninos são enormes, podendo medir até sete centímetros de comprimento. A pelagem é longa, espessa e escura na maior parte do corpo, com exceção da barba amarela e dos pêlos brancos na região ventral.
 
O mandril é encontrado nas florestas tropicais da África ocidental. Tem hábitos diurnos e gregários, vivendo em bandos de até 20 indivíduos. Os bandos podem se encontrar em locais de alimentação, formando tropas de centenas de animais. Passa a maior parte do dia no solo à procura de alimento. Alimenta-se de frutas, grãos, ovos e pequenos animais. No final da tarde, sobe nas árvores para dormir nos galhos mais altos, evitando assim predadores. 
 
A sociedade do mandril é composta por um macho dominante, fêmeas adultas e filhotes. Apenas o macho alfa pode procriar com as fêmeas. O período de gestação é de até 220 dias, nascendo apenas um filhote (casos de gêmeos são raros). O recém-nascido fica grudado na mãe. Primeiro na barriga, mas conforme cresce e fica mais pesado, passa para as costas da fêmea.
 
É uma espécie vulnerável à extinção devido à caça e ao desmatamento. 

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário