Bicho do Dia: Macaco-barrigudo

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Lagothrix lagotricha – Originário da Floresta Amazônica, o macaco-barrigudo vive em florestas alagadas ao norte dos rios Negro e Solimões. Pode ser encontrado no Brasil, na Venezuela, no Peru e na Colômbia. Vive em grupos familiares nas copas das árvores e raramente desce ao solo. Tem hábitos diurnos.

 

Sua pelagem é densa, semelhante à lã, variando do cinza ao marrom. A face, as mãos e os pés são negros e desprovidos de pêlos. Pode medir até meio metro de comprimento, mais 70 centímetros de cauda e pesar até 12 quilos. A cauda é preênsil, funcionando como quinto membro. Os machos são maiores do que as fêmeas.

O macaco-barrigudo alimenta-se de frutos, folhas, flores, ovos e artrópodes, que procura nos galhos mais altos das árvores. Pode comer o equivalente a 30% do seu peso por dia.

Desloca-se com rapidez e agilidade entre os galhos, podendo saltar de uma árvore à outra. Quando em solo, anda de forma bípede e com a cauda voltada para cima. É um animal que vocaliza muito, tanto para comunicação entre o bando como para alertas e demarcação de território.

A gestação dura 225 dias, nascendo, geralmente, apenas um filhote. O recém-nascido permanece agarrado à mãe e é amamentado até completar um ano.

É uma espécie vulnerável à extinção devido à caça, ao tráfico e ao desmatamento. Além disso, sua taxa reprodutiva é baixa, nascendo um filhote a cada três anos.

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário