Bicho do Dia: Macaco-aranha-de-barriga-amarela

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Ateles belzebuth – Também conhecido como macaco-aranha-de-barriga-branca, o macaco-aranha-de-barriga-amarela vive na Floresta Amazônica, do norte do Brasil até Colômbia, Equador, Venezuela e Peru.
 

 
Mede até 50 centímetros de comprimento, mais 82 centímetros de cauda e pesar até nove quilos. As costas, a cabeça e a parte externa dos membros apresentam pelagem negra, enquanto a região ventral, a testa e a parte interna dos membros têm pelagem amarelada. A face, as mãos, os pés e a ponta da cauda não têm pêlos e são negras. A cauda é preênsil e funciona como um quinto membro. Os braços são mais longos do que as pernas. Como os demais macacos-aranha, não possui dedão, tendo a mão em forma de gancho, o que facilita a locomoção entre os galhos. Os machos são um pouco maiores do que as fêmeas.
 
Tem hábitos diurnos e gregários, vivendo em bandos de 20 a 40 indivíduos. Passa a maior parte da vida no topo das árvores, mas costuma descer mais ao solo do que as outras espécies de macaco-aranha. Movimenta-se com agilidade entre os galhos e costuma ficar pendurado pela cauda.
 
Os indivíduos do bando comunicam-se através de diversas vocalizações diferentes, além de expressões faciais e movimentação da cauda.
 
Alimenta-se principalmente de frutas e para conseguir comida pode percorrer longas distâncias. Pode comer também algumas folhas, flores, mel, insetos e sementes.
 
O período de gestação é de sete meses e meio, nascendo apenas um filhote. O recém-nascido tem pelagem mais escura. Ele é carregado pela mãe, sendo nos dois primeiros meses preso à barriga e depois em suas costas.
 
É uma espécie ameaçada de extinção. Sofre com o desmatamento, com a caça predatória e com o tráfico para a venda como animal de estimação.
 

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário