Árvore do dia: Paineira-rosa

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Ceiba speciosa (A.St.-Hil.) Ravenna

Família: Malvaceae, a família botânica do algodão, do embiruçu e da castanha-do-maranhão.
 
Outros nomes: paineira, árvore-de-paina e barriguda.
 
Distribuição Geográfica: No Brasil ocorre nos Estados do PA, BA, MT, MS, MG, ES, SP, RJ, PR, SC e RS. Podendo ser encontrada na Caatinga, Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, a Paineira é uma espécie nativa, mas não endêmica do país.
 
Características: Árvore de 15 a 30 m de altura, com tronco que pode variar de 80 cm a 1,20 m de diâmetro. Sua casca é de cor cinzenta ou marrom escuro, totalmente coberta por espinhos superficiais (acúleos) quando jovem, ou nos ramos quando já é árvore adulta e poode apresentar fissuras de cor verde. As folhas são compostas com 5 a 7 folíolos dispostos como os dedos de uma mão e sua borda é serrilhada. As flores são grandes e muito vistosas, de cor rosa com o miolo branco salpicado de rosa. O fruto é oval, e quando se abre, solta a chamada “paina”, uma fibra vegetal leve que flutua com o vento levando as sementes, que são escuras e arredondadas.  
 
Usos

Alimentação: Não existem registros para esse tipo de uso.
Madeira: É bastante leve, mole e de baixa durabilidade. Como possui boa flutuabilidade, é utilizada para a construção de canoas. Apresenta alguns usos esporádicos para fazer cochos, tamancos e caixotes.
Uso medicinal: A casca é utilizada para aliviar hérnias e ínguas.
Outros usos: A paina do fruto já foi muito utilizada como enchimento de travesseiros e colchões. E a árvore é muito recomendada para arborização urbana e como planta ornamental.
 
Curiosidades: Dependendo do ambiente em que está a paineira pode acumular água no interior de seu tronco ficando com o caule bastante inchado, daí o nome barriguda.

Conheça mais sobre essa e outras espécies do nosso ecossistema em Nossas Árvores.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário