Guamirim

Calyptranthes concinna DC.

Calyptranthes concinna DC.

Família: Myrtaceae

Outros nomes: guamirim-facho, guamirim cravo ou camboim-ferro.

Distribuição Geográfica: Possui ocorrência nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, e Santa Catarina.

Características: Árvore com altura que varia entre 4 e 8 metros, possui o  tronco geralmente tortuoso, rugoso, descamante e casca acinzentada. A sua copa se apresenta como formato de taça e folhagem densa.

Usos

Alimentação: Não possui fruto comestível, porém o mesmo é atraente para a fauna.

Madeira: Moderadamente pesada, textura média, grã direita, dura, de baixa resistência mecânica e pouco durável. A madeira é empregada apenas localmente para pequenas construções, cabo de ferramentas, caixotaria, estreados, bem como para lenha e carvão.

Uso medicinal: Não há indicações de seu uso.

Outros usos: Não há muitas informações disponíveis a respeito.

Curiosidades: É uma espécie indicada para uso em áreas de reflorestamento, devido às suas características, suportando bem áreas em que o solo possui alta umidade. 

Informações Ecológicas: Faz parte do grupo das espécies pioneiras, possuindo a capacidade de permanecer em locais onde as condições de água e nutrientes não são favoráveis. Sendo a sua utilização fundamental para a recuperação de áreas degradadas.

Floração: Possui inflorescências axilares, floresce geralmente em mais de uma época do ano, contudo predominando em fevereiro-março. Os frutos amadurecem após agosto.